x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 3.345

Livro de entrada e saída

Escritório de Contabilidade Soma

Escritório de Contabilidade Soma

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 16:42

Boa tarde, sou nova aqui no forum, e tb nova na função que estou exercendo... o escritório onde trabalho, faz contabilidade rural, porém, surgiu uma nova empresa no ramo de comercio e prestação de serviço, ela está aberta desde o ano de 2009... Desejo saber quais os livros que tenho a obrigação de fazer, ou seja, faço o livro de entrada e saída, se sim, sei que a saída são as notas de faturamento, mas e a entrada, são quais notas, é uma empresa que fornece peças e acessórios para banheiro quimico, tb tenho que fazer o livro caixa, se ela é simples nacional e o seu regime é por competencia???? Por favor me ajudem, estou completamente perdida em relação a essa empresa... no aguardo... obrigada

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 16:53

Olá Julciléia,

As Notas de Entradas serão as suas compras com Materiais de Uso e Consumo, Compras para Revenda, Energia Elétrica entre outros (analisar os CFOPs das notas). Deverá apresentar o Livro de Controle do ICMS e do ISS também.
Melhor do que utilizar o Livro Caixa seria escriturá-lo via sistema, para que possa gerar relatórios contábeis.

Para melhor compreensão você deve buscar os Livros de Controles e relatórios realizados pelo escritório anterior, caso exista, para assim ter uma base para dar continuidade.

Att
Matheus

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 18:54

Boa noite


Apenas uma observação:

De acordo com o Código Civil, além de outras fontes legais, a contabilidade regular e completa é obrigatória, enquanto que o "livro caixa" é apenas uma exigência do "fisco".

Portanto, o recomendável é adotar os livros diário e razão, além dos livros fiscais cabíveis.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.