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Livro Registro de Inventário - data de abertura

DOUGLAS

Douglas

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 22:52

No livro Registro de Inventário, modelo 7, serão arrolados, pelos seus valores e com especificações que permitam sua perfeita identificação, as mercadorias, as matérias-primas, os produtos intermediários, os materiais de embalagem, os produtos manufaturados e os em fabricação existentes no estabelecimento à época do balanço.

§ 1° No livro Registro de Inventário serão também arrolados, separadamente:

I - as mercadorias, as matérias-primas, os produtos intermediários, os materiais de embalagem e os produtos manufaturados pertencentes ao estabelecimento em poder de terceiros;

II - as mercadorias, as matérias-primas, os produtos intermediários, os materiais de embalagem, os produtos manufaturados e os produtos em fabricação pertencentes a terceiros em poder do estabelecimento.

§ 2° O arrolamento em cada grupo deverá ser feito segundo a ordenação da TIPI.

§ 3° Na escrituração do livro serão lançados:

I - na coluna Classificação Fiscal, a posição, subposição e item em que as mercadorias estejam classificadas na TIPI;

II - na coluna Discriminação, a especificação que permita a perfeita identificação das mercadorias, tais como, espécie, marca, tipo e modelo;

III - na coluna Quantidade, a quantidade em estoque à data do balanço;

IV - na coluna Unidade, a especificação da unidade de medida, de acordo com a legislação do IPI;

V - nas colunas sob o título Valor:

a) coluna Unitário, o valor de cada unidade em estoque, avaliadas:

1. no caso de mercadorias ou produtos acabados, pelo custo de aquisição ou de fabricação ou pelo preço corrente no mercado ou na bolsa, o que for menor;

2. no caso de matérias-primas ou produtos em fabricação, pelo preço de custo;

b) coluna Parcial, o valor correspondente ao resultado da multiplicação da quantidade pelo valor unitário;

c) coluna Total, o valor correspondente ao somatório dos valores parciais, constantes da mesma posição, subposição e item referidos no inciso I;

VI - na coluna Observações, anotações diversas.

§ 4° Após o arrolamento, deverá ser consignado o valor total de cada grupo mencionado no “caput” e no § 1°, e o total geral do estoque existente.

§ 5° Tratando-se de estabelecimentos comerciais não equiparados a industriais, em substituição ao disposto no § 2° e no § 3°, I, o arrolamento das mercadorias será feito segundo o CST.

§ 6° Se a empresa não mantiver escrita contábil, o inventário será efetuado em cada estabelecimento no último dia do ano civil.

§ 7° A escrituração deverá ser efetivada dentro de 60 (sessenta) dias, contados:

I - da data do balanço referido no “caput”;

II - do último dia do ano civil

duvidas a disposição

Analista Fiscal.
Bacharel em Ciências Contábeis.

MSN: [email protected]
Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 14:32

Olá !

em uma industria que benefica, o material de terceiros que estiverem para serem beneficiados, devem constar do livro de inventário ?

obrigada

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 15:44

Olá Cleusa!

Esta é uma situação diferenciada, mas creio que pode ser registrado abrindo um sub iten na Relação do Estoque; Material de Terceiros para Beneficiamento.

Mas, não podem ser transportados no Estoque Final para apuração dos custos da empresa, pois aí iria gerar distorção na apuração dos custos.

Este material entra e sai da empresa através de remessa para industrialização, por isso não pertence a ampresa, o registro deverá ser lançado em sub conta de estoque específica separado do estoque que irá formar o custo da empresa no fechamento do balanço patrimonial.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 15:51

Olá Gilberto, obrigada por responder...


na verdade nao me expressei direito: minha dúvida é com relação ao livro inventário, se deve constar os ítens de materiais de terceiros nesse livro...

Saberia se devo incluir no livro inventário o material que entra e sai da empresa através de remessa para industrialização ?

obrigada

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 17:25

Então Cleusa, eu entendi sua dúvida, eu quis dizer que se você lançar no Livro de Inventário deve tomar estes cuidados na Contabilidade.

E que se for lançar, destaque um sub item com o título que sugeri.

Analisando friamente, deveria ser escriturado também, pois se houve a entrada do material no estoque, deverá ter a saída porque na contagem física o material está lá.

Mas eu sugiro que procure consultar o Posto Fiscal para ter um parecer mais específico.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 18:14

Exatamente Carlos, é que explanei de forma que se houve registro da entrada no Livro de Registro de Entradas e não houve saída, o material permanece no estoque e aí entra a Escrituração do Livro de Inventário.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
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