x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 4.564

Redução na base de Calculo MG

Edislene Cristina Martins Moreira

Edislene Cristina Martins Moreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 17:37

Boa Tarde!

Gostaria de saber se na hora de fazer os lancamentos de uma NF de produtos da cesta basica (Arroz, Farinha, Fubá e etc), que vem com a aliquota 7%, devo fazer redução na base de calculo?

Exemplo: Em qual desses casos devo reduzir a base de cálculo?

1- Uma NF de uma Empresa Distribuidora do estado de Minas Gerais vende farinha para um supermecado também do estado dde Minas Gerais.
Dados da NF:
Base de cálculo: R$ 36,10
Aliquota: 7%
Valor imposto: R$2,53

2-Uma NF de Arroz também de Mg para MG:
Base de Cálculo:R$ 200,00
Aliquota: 7%
Valor imposto R$14,00

3-Uma NF do Rio Grande do Sul para Minas Gerais de arroz:
Base de Calculo: R$ 2570,00
Aliquota: 12%
Valor imposto: 308,40

RFraga

Rfraga

Prata DIVISÃO 1, Analista Tecnologia
há 12 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2012 | 12:24

Bom dia

Na propria nota do Fornecedor tem como saber se a redução é na aliquota ou na base, pois se a redução for na base, essa será menor que o valor do produto.

Eu trabalho muito com nota fiscal e na grande maioria a redução é na base e não na aliquota, posi a aliquota do exemplo que vc deu já é reduzida.

Renancia

Edislene Cristina Martins Moreira

Edislene Cristina Martins Moreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2012 | 10:05

Bom dia Renacia.
Obrigado pelo esclarecimento, mas ainda estou com uma dúvida. No terceiro exemplo que dei, a Empresa comprou arroz de outro estado(RS), e na nota fiscal veio com alíquota 12%, e a maioria da NFs de arros de MG vêm com aliquota 7%. Se eu lançar como veio na NF vai gerar um credito de 308,40. Na hora de vender se a Empresa vender esse arroz com 7% vai gerar um débito de 179,92. É correto reduzir a base de calculo em 41,66%, assim terei uma base de calculo no valor de 1.499,34 que com 7% vai gerar um crédito de 179,92, igual ao débito na venda?

RFraga

Rfraga

Prata DIVISÃO 1, Analista Tecnologia
há 12 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2012 | 11:25

Ola bom dia..

Nesse caso ai de sua Duvida, irei enviar para empresa que presta consultoria pra gente, assim que eles me responderem eu encaminho pra você!
Demora em torno de 48 horas o retorno.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.