x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 12.252

CFOP de Entrada de pescados

Yesus Silva

Yesus Silva

Bronze DIVISÃO 5, Gerente Financeiro
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 16:00

Boa tarde a todos, estou com uma dúvida sobre como deve-se dar entrada na mercadoria(peixes) de uma empresa que pesca com o barco que está no nome do titular da empresa (esta empresa é Individual e faz parte do Simples Nacional) , acredito que deve-se dar entrada com sua propria nota fiscal eletrônica para ela mesmo, mas qual CFOP será utilizado? Desde já agradeço a contribuição de todos.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 17:57

Boa tarde Yesus !

Realmente é necessário emitir nota fiscal de entrada, mas precisa ver qual será a classificação destes peixes: mercadoria para revenda ou matéria prima.

Mercadoria para revenda é quando se adquire e se revende sem que haja beneficiamento ou transformação da mercadoria, e matéria prima se houver algum beneficiamento, transformando em vários cortes por exemplo, com isso se torna um outro produto.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 13:56

Olá Yesus !

Se fosse comprado os peixes dos pescadores, realmente teria que emitir uma nota fiscal de entradas pelo ato da compra com o CFOP 1.102, já que é pela revenda.

Agora quando a própria empresa faz a pesca, se torna mais complicado, porque mesmo que a empresa emita uma nota fiscal com CFOP 1.949, qual seria o valor destas mercadorias? Tem que haver um parámetro para isse cálculo.

Eu creio que não há necessidade de emitir esta nota de entrada nestes casos, somente registrar as notas fiscais de custo da pesca; combustível, anzóis, enfim, todas as notas do custo que é utilizado para se fazer a pesca.

Mas creio que esta operação já tem um tratamento do Fisco local, pois devem haver vários casos assim por aí, sugiro que visite o Posto Fiscal e solicite a informação corretamente deste procedimento da escrituração fiscal e contábil desta operação comercial.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.