x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 2.421

Crédito de ICMS sobre FRETES em SP

Jéssica Quintino

Jéssica Quintino

Bronze DIVISÃO 1, Analista
há 12 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2012 | 08:52

Bom Dia,

Preciso de uma grande ajuda:

Tenho um cliente que é uma industria de pigmentação, ele contrata os fretes para enviar a mercadoria aos clientes, porém os clientes que pagam esses fretes, nesse caso o crédito do ICMS pertence a quem? Quem contratou o frete ou quem pagou? E no caso do cliente contratar o frete e o mesmo pagar o frete o crédito será do cliente? E no caso que a industria contratar o frete e pagar o mesmo, o crédito de ICMS será da industria? Qual a base legal?

Muito Obrigada!

Jônatas Silli

Jônatas Silli

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2012 | 12:00

Jessica,
Bom dia!!

no meu ponto de vista o crédito de ICMS pode ser atribuído a pessoa jurídica que está recebendo o custo do serviço de transporte.

vou exemplificar do modo que acontece na empresa que trabalho.

sou uma concessionaria de de caminhões e compro da fabrica estes caminhões, o transporte é custeado pela minha empresa logo entra no custo do para venda do veículo, assim posso tomar o crédito do ICMS.

já quando temos a venda direta realizada pela fabrica, e só iremos realizar a entrega do veículo ao cliente, este mesmo frete se torna despesa não podendo tomar o crédito de ICMS.

no caso (industria contrata frete e cliente paga) onde a industria de pigmentação contrata o transportador para entregar sua mercadoria ao cliente, o crédito de ICMS deve ficar para a pessoa que está recebendo os pigmentos (cliente), pois provavelmente irá reconhecer este frete como custo juntamento com o valor dos pigmentos.

no caso (cliente contrata o frete e paga o frete) acredito que é da mesma forma que acima)

ja no caso (industria contrata frete e paga) caso o frete esteja compondo o valor do produto na nota fiscal (frete por dentro) o crédito de ICMS fica para a industria, já se o frete não estiver compondo o valor do produto na nota fiscal o crédito do ICMS é do cliente que está recendo o produto.

espero ter ajudado. Abraços,

Jônatas

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.