x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 7.825

Simples Nacional - CSOSN x CST

Paula

Paula

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 23 fevereiro 2012 | 16:10

Boa tarde.

Minha dúvida é com relação ao lançamento das notas fiscais de entrada das empresas optantes pelo Simples Nacional.
O CSOSN é utilizado somente nas notas fiscais de saída ou devo utilizá-lo também quando for dar entradas nas notas fiscais?
Por exemplo, se eu comprar matéria prima de um fornecedor que não é optante pelo Simples Nacional, a nota virá com CST. Neste caso deverei dar entrada na nota utilizando o CST ou o CSOSN?

Desde já agradeço se alguém puder me esclarecer.

Att.

ROGÉRIO VIEIRA DE SOUSA

Rogério Vieira de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 25 fevereiro 2012 | 23:32

Boa tarde Paula,

O CST e o CSOSN significa a situação tributaria para a operação que representa para a sua empresa.

Ex.1: Caso sua empresa for tributada pelo Simples Nacional e for revender produtos tributável pelo ICMS para um contribuinte normal, deve ser destacado o CSOSN 101.

Ex.2: Nos lançamentos de entradas, deveram obedecer o mesmo raciocino, caso sua empresa for tributada normal pelo ICMS, você deve escriturar 000, pois a mercadoria e a operação permitirá crédito de ICMS.

Espero ter ajudado.

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 16 maio 2012 | 19:17

Boa noite!

Tenho a mesma dúvida da Paula. Porém, a resposta do Ex.2 postada pelo colega Rogerio Vieira, entendi que não responde a nossa dúvida porque ele deu uma situação para empresa adquirente de mercadoria com tributação normal (ou seja Não Optante SN).

E as situações que a Paula postou era para a mesma empresa (Optante Simples Nacional, nas operações de compra e venda:

- Entrada - aquisição de mercadoria de fornecedor Não Optante SN - vem com CST:
1) Quer saber se a empresa destinatária da mercadoria que é Optante SN deve dar entrada nas mercadorias adquiridas como CST também ou CSOSN?

- Saída - venda das mercadorias pela empresa Optante SN:
2) Entendemos o Ex.1: emitite a NF-e destacando o CSOSN 101 para produtos tributáveis. ok!

Então, por favor, nos ajude com a questão das Entradas.

Obrigada

Keila

Keil@Rejane

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.