x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.449

Devolução de Mercadoria - Crédito do ICMS

JONATÃ SALES BEZERRA

Jonatã Sales Bezerra

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 29 fevereiro 2012 | 15:27

Olá Pessoal,

A empresa que eu trabalho é uma prestadora de serviço, mas esporadicamente fazemos algumas vendas, e compramos um produto no caso uso e consumo no qual não veio conforme nosso pedido, em fim, fizemos a devolução da mercadoria, e conforme a legislação devemos fazer a devolução conforme a entrada, ou seja, nesse caso posso me creditar do ICMS?

Agradeço desde já a atenção e compreensão dispensada.

Abraços!

Edilson dos S. Malta
Consultor Especial

Edilson dos S. Malta

Consultor Especial , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 1 março 2012 | 20:19


Boa noite Jonatã!
As devoluções não geram credito e sim debitos.


SUBSEÇÃO II - DA VEDAÇÃO DO CRÉDITO

Artigo 66 - Salvo disposição em contrário, é vedado o crédito relativo à mercadoria entrada ou adquirida, bem como ao serviço tomado (Lei 6.374/89, arts. 40 e 42, o primeiro na redação da Lei 10.619/00, art. 1º, XX):

V - para uso ou consumo do próprio estabelecimento, assim entendida a mercadoria que não for utilizada na comercialização ou a que não for empregada para integração no produto ou para consumo no respectivo processo de industrialização ou produção rural, ou, ainda, na prestação de serviço sujeita ao imposto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.