x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 3.233

controle estoque padaria

AMANDA DANIELE

Amanda Daniele

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 09:50

estou com uma dúvida e, se possível, gostaria de uma orientação.

um supermercado com atividade de comércio varejista de mercadorias em geral possui uma padaria e um açougue. este supermercado utiliza os produtos (comprados inicialmente para comercialização) e fabrica pães, biscoitos, bolos, etc. e vende para o consumidor final.
o art. 5° do decreto 7.212 de 15/06/2010 diz:

"não se considera industrialização:
i - o preparo de produtos alimentares, não acondicionados em embalagem de apresentação:

a) na residência do preparador ou em restaurantes, bares, sorveterias, confeitarias, padarias, quitandas e semelhantes, desde que os produtos se destinem a venda direta a consumidor"

visto que essa atividade não se caracteriza como industrialização, gostaria de saber qual o procedimento legal para controlar o estoque destes produtos, pois, há a entrada de notas fiscais de produtos como farinha de trigo, leite, margarina, etc, porém, estes produtos são transformados e a saída (venda) são os produtos resultantes desta transformação (o pão, biscoitos, bolos, etc.). ou seja tenho que ter uma forma de controlar o estoque destes produtos acabados, pois preciso ter o estoque destes produtos em meu sistema para dar a saída correta deles. acredito que não posso utilizar o livro de controle de produção porque a atividade não é indústria (me corriga se estiver errada).

Wilian Jorge de Oliveira

Wilian Jorge de Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 22 setembro 2012 | 12:06

bom dia, tenho a mesma duvida, no caso de uma sorveteria, onde se compram as materias primas (leite, aromatizantes, achocolatados, etc ) alem dos itens de cobertura e embalagens (potes, casquinhas, pazinhas)
na venda a nfe (a empresa nao optou pelo cf pelo custo do equipamento e resolveu adotar o sistema gratuito de nfe)somente é descrito o produto como cascao, casquinha, sundae, etc.
o sorvete é preparado nas máquinas típo expresso.
a empresa esta no simples nacional.
como ficariam as classificações nas entradas e nas saídas (cfops e cst/csosn)?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.