x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.526

Retenção ISS 2 vezes

Lucia Carvalho Horta

Lucia Carvalho Horta

Iniciante DIVISÃO 1, Consultor(a) Informática
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 23:08

Olá. Tenho uma empresa em uma cidade do município do Rio de Janeiro (Rio Bonito) a 6 anos e presto serviço de consultoria de informatica. Retenho 2% de aliquota de ISS pela Prefeitura de Rio Bonito todo mês (a NFe é emitida junto a Prefeitura de Rio Bonito). Esse mês de janeiro/2012, a Prefeitura do Estado do RJ reteve 5% do ISS e enviou uma Declaração comunicando sobre essa retenção.
Dúvida: informaram que minha contadora deverá levar essa Declaração à Prefeitura de Rio Bonito alegando que o ISS já foi retido pela Prefeitura Estadual. Vou ter que pagar ISS de 2% mais os 5% ? Me disseram que não posso pagar ISS 2 vezes. Como resolver?

Fábio Teixeira

Fábio Teixeira

Bronze DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 18:06

Ao prestador de serviços que emite documento fiscal autorizado por outro município para tomador estabelecido no Município do Rio de Janeiro, torna-se obrigatório o fornecimento de informações à Secretaria Municipal de Fazenda - SMF para que seja inscrito no CEPOM, conforme disposto no art. 14-A da Lei nº 691 de 24/12/1984, introduzido pela Lei nº 4.452, de 27/12/2006.

Tal obrigatoriedade refere-se aos serviços descritos no Anexo I do Decreto nº 28.248, de 30/07/2007.

O cadastramento será feito via internet, com o preenchimento da "Ficha de Informações de Prestador de Outro Município", conforme Anexo III da Resolução SMF nº 2.515, de 30/07/2007.

A partir de 1º de setembro de 2007, o tomador do serviço estabelecido neste município deverá consultar, via internet, a situação cadastral do prestador de serviços contratado, se este apresentar documento fiscal autorizado por outro município, a fim de verificar se é responsável pela retenção e recolhimento do ISS relativo ao serviço prestado, de acordo com os artigos 5º, 6º e 7º da Resolução SMF nº 2.515, de 2007.

E-mail para esclarecimento de dúvidas: @Oculto.

A Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) funciona na Rua Afonso Cavalcanti, nº 455/Anexo - Cidade Nova. O horário de atendimento ao público é de 9 às 16 horas.


Caso não faça o cadastro terá que pagar ISS dos 2 municípios.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.