x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 17

acessos 11.447

Credito de ICMS sobre a conta de energia eletrica

Priscilla Oliveira de Paula

Priscilla Oliveira de Paula

Prata DIVISÃO 2, Assistente Tributário
há 12 anos Quinta-Feira | 22 março 2012 | 17:29

Boa tarde a todos
Vou tentar perguntar da forma mais simples possivel
Tenho um cliente que é Industria e se credita de uma percentagem do ICMS da energia eletrica, mas como no local funciona a fabrica e o escritorio, parece que na epoca que saiu essa legislação de credito de ICMS sobre a aenrgia eletrica (estou supondo), uma empresa foi vistoriar e fazer o rateio da energia para que eles pudessem se creditar. Hoje a empresa que fez essa vistoria entrou em contato com a Industria e disse que tem que fazer uma nova vistoria.....Então me ligaram perguntando se essa nova vistoria é realmente ncessario. Minha pergunta é:
É necessario essa nova vistoria? Eu não faço ideia, me ajudem......

Priscilla Oliveira de Paula
alex viana de souza

Alex Viana de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 08:32

Bom dia

Essa decisão cabe ao gestor, mas se valer como dica, a industria podera se creditar do ICMS de toda energia eletrica utilizada na produção do produto, ou seja devera ter um relogio para marcar exatamente tal consumo de produção, separadamente da energia utilizada no escritorio (exemplo).

Att

Alex Viana de Souza
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 14:51

Como a energia utilizada não é separada da produção ao do escritorio, para fazer o rateio correto seria necessario essa vistoria e guardar o laudo para fins de se creditar do icms. Agora, aqui no meu estado existe um credito presumido quando não há esse rateio correto ou vistoria.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 17:07

Sei que é obrigatório fazer o novo laudo quando a empresa passa por reformas, quando se expande a empresa em barracões, salas, etc, ou seja, a distribução de energia sofre alteração precisando de uma nova vistoria.

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 15:53

boa tarde..lendo os posts acima achei interessante e fiquei com algumas duvidas...podem me ajudar por favor

Uma Empresa, lucro real, que vende peças, veiculos novos e usados, e tem oficina mecanica autorizada...pode aproveitar os creditos de energia eletrica referente a oficina?

obrigada

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Dante Pantiga

Dante Pantiga

Iniciante DIVISÃO 5, Consultor(a) Serviços
há 11 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 18:51

Boa noite Tita,

Creditos do ICMS na empresa só podem ser tomados nas seguintes condições:

Ser limitada no regime de recolhimento RPA.(Regime Periodico de Apuração)Créditos de Combustiveis de veiculos de frota, Energia Elétrica, Qualquer tipo de gas usado na produção, produtos intermediarios da produção

Se revendedora de produtos de qualquer tipo, sómente o ICMS de combustiveis dos veiculos de frota. (não da direito ao crédito de energia Elétrica)

Creditos sem o Laudo não podem ultrapassar o percentual de 70% por outro lado com o Laudo, a empresa se beneficiará com crédito de 85 à 97% com direito a reaver os ultimos 5 anos no percentuial apurado pelo Laudo.

Se a empresa creditou a menor do que o percentual que será apontado pelo Laudo ela terá direito a essa diferença dos ultimos 5 anos.

O trabalho não envolve qualquer procedimento Juridico, os créditos são lançados diretamente na GIA para compensação imediata.

Dante Pantiga

EngºConsultor

Pentha Engenharia

Laudos para crédito do ICMS Energia, Combustiveis, GLP e outros.
Laudos de Depreciação acelerada.
Dante Pantiga

Dante Pantiga

Iniciante DIVISÃO 5, Consultor(a) Serviços
há 11 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 20:33

Prezados amigos,

È importante esclarecer alguns mitos sobre Laudos, a principio os Laudos tem validade de 5 anos que é o tempo de prescrição dos créditos.

Porém cabe ressaltar que se houver retirada ou inclusão de máquinas, equipamentos, ampliação de escritórios, ou qualquer tipo de alteração de cargas elétricas instaladas; será necessária a atualização do Laudo para justificar o percentual de crédito junto ao fisco.

Se a empresa se credita sem o laudo, até o patamar tolerado pelo Estado que é de 70% terá direito a recuperar a diferença de percentual de 5 anos apurada pelo laudo que invariavelmente se situa entre 85 á 97% valores creditados acima desse percentual podem gerar questionamentos da Fazenda Estadual.

A partir do percentual gerado pelo Laudo que chamamos ICM Ativo será elaborado o laudo Retroativo que dará a empresa o direito de reaver o ICMS os ultimos 5 anos
O procedimento é aplicável também para os Laudos de combustiveis de veiculos de frota, gases de uso industrial,produtos intermediarios de produção.

Permanecemos a disposição para maiores esclarecimentos
Oculto
Oculto Vivo
Oculto

Dante Pantiga

EngºConsultor

Pentha Engenharia

Laudos para crédito do ICMS Energia, Combustiveis, GLP e outros.
Laudos de Depreciação acelerada.
Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 23 outubro 2012 | 10:25

Bom dia!Dante Pantiga, muito obrigada pelo esclarecimentos..pra quem eu solicito esse laudo??, qual deve ser o procedimento que devo tomar para que eu possa aproveitar dos creditos de energia eletrica, os credito de combustivel de veiculo de frota são os mesmos procedimentos? obrigada

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
JULIANA GRAZIELA TRINDADE GONÇALVES

Juliana Graziela Trindade Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 3, Analista
há 11 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 11:20

Boa Tarde a todos...

Trabalho em uma empresa de contabilidade e temos uma industria que pode aproveitar do credito do ICMS da conta de energia, mas também tem que destacar na sua nota fiscal a quantidade de energia consumida. Para isso preciso fazer um rateio. Minha duvida é como sera feito este rateio tem alguma base legal para isso? Me ajudem...

Desde já agradeço a atenção de todos

Wagner R

Wagner R

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Eletricista
há 11 anos Sábado | 14 setembro 2013 | 00:30

Prezada Juliana,

Nossa empresa elabora o Laudo Técnico, de onde resulta o percentual de rateio, após todos os cálculos e considerações. O Laudo vem completo numa encadernação contendo dentre alguns capítulos, as memórias de cálculos, álbum fotográfico, relação dos equipamentos, etc, bem como deixamos pronto o total que a empresa deverá se creditar dos últimos 5 anos. A Contabilidade só fará os lançamentos conforme nosso planilhamento.

Contate-nos, visite nosso site (https://www.wrm-eng.com.br)

WRM Engª e Consultoria Ltda
Wagner Resina Migliorucci
E-mail: @Oculto
Oculto - São Carlos - SP

Wagner R

Wagner R

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Eletricista
há 11 anos Sábado | 14 setembro 2013 | 00:31

Prezada Juliana,

Nossa empresa elabora o Laudo Técnico, de onde resulta o percentual de rateio, após todos os cálculos e considerações. O Laudo vem completo numa encadernação contendo dentre alguns capítulos, as memórias de cálculos, álbum fotográfico, relação dos equipamentos, etc, bem como deixamos pronto o total que a empresa deverá se creditar dos últimos 5 anos. A Contabilidade só fará os lançamentos conforme nosso planilhamento.

Contate-nos, visite nosso site (https://www.wrm-eng.com.br)

WRM Engª e Consultoria Ltda
Wagner Resina Migliorucci
E-mail: @Oculto
Oculto - São Carlos - SP

Wagner R

Wagner R

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Eletricista
há 11 anos Sábado | 14 setembro 2013 | 00:31

Prezada Juliana,

Nossa empresa elabora o Laudo Técnico, de onde resulta o percentual de rateio, após todos os cálculos e considerações. O Laudo vem completo numa encadernação contendo dentre alguns capítulos, as memórias de cálculos, álbum fotográfico, relação dos equipamentos, etc, bem como deixamos pronto o total que a empresa deverá se creditar dos últimos 5 anos. A Contabilidade só fará os lançamentos conforme nosso planilhamento.

Contate-nos, visite nosso site (https://www.wrm-eng.com.br)

WRM Engª e Consultoria Ltda
Wagner Resina Migliorucci
E-mail: @Oculto
Oculto - São Carlos - SP

Wagner R

Wagner R

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Eletricista
há 11 anos Sábado | 14 setembro 2013 | 00:31

Prezada Juliana,

Nossa empresa elabora o Laudo Técnico, de onde resulta o percentual de rateio, após todos os cálculos e considerações. O Laudo vem completo numa encadernação contendo dentre alguns capítulos, as memórias de cálculos, álbum fotográfico, relação dos equipamentos, etc, bem como deixamos pronto o total que a empresa deverá se creditar dos últimos 5 anos. A Contabilidade só fará os lançamentos conforme nosso planilhamento.

Contate-nos, visite nosso site (https://www.wrm-eng.com.br)

WRM Engª e Consultoria Ltda
Wagner Resina Migliorucci
E-mail: @Oculto
Oculto - São Carlos - SP

Wagner R

Wagner R

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Eletricista
há 11 anos Sábado | 14 setembro 2013 | 00:32

Prezada Juliana,

Nossa empresa elabora o Laudo Técnico, de onde resulta o percentual de rateio, após todos os cálculos e considerações. O Laudo vem completo numa encadernação contendo dentre alguns capítulos, as memórias de cálculos, álbum fotográfico, relação dos equipamentos, etc, bem como deixamos pronto o total que a empresa deverá se creditar dos últimos 5 anos. A Contabilidade só fará os lançamentos conforme nosso planilhamento.

Contate-nos, visite nosso site (https://www.wrm-eng.com.br)

WRM Engª e Consultoria Ltda
Wagner Resina Migliorucci
E-mail: @Oculto
Oculto - São Carlos - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.