x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 1.465

Livro de Inventário

ALINE ROB TASSIN

Aline Rob Tassin

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 26 março 2012 | 16:16

Boa tarde, gostaria de esclarecer uma duvida em relação ao livro de inventário, tenho uma empresa que é simples nacional, abriu em 2010, sendo que em 2010 efetuou uma compra no valor de R$733,78 e apartir do ano de 2011 começou a fazer compras e vendas preciso fazer o levantamento de estoque dessa empresa, mais não sei como alguém poderia me ensinar por favor?
Em 2011 -
Compra: 13.923,57
Venda: 26.420,00

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Segunda-Feira | 26 março 2012 | 16:44

Ola Aline,

Para fazer levantamento do estoque, voce precisa ter em mãos controle do estoque da sua empresa. Que pode ser kardex manual ou por sistema de proc de dados, voce irá levantar o estoque existente em 31/12 e lançar na sua contabilidade para obter o CMV.

CMV = Est.inicial +Compras - est.final

Qq duvida volte a postar, att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 08:20

Pelo que entendi a empresa não possui controle de estoque, correto?no caso, faça contagem fisica das mercadorias que sobraram no estoque, o resto irá fazer parte do CMV.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 10:57

Aline,

Simplificando a questão, deverá considerar seu estoque:

-Estoque de 31/12/2010
-Mais Compras em 2011
-Menos Vendas em 2011.
-O resultado será seu estoque em 31/12/2011.


Veja que deverá fazer tal levantamento quantitativo deverá ser feito mediante NFs de compras e vendas, devendo atribuir o custo pelo preço médio das mercadorias adquiridas.

Portanto, deverá considerar para fins de custo, os preços das entradas, cujo método aconselhável seria o PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai).

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
ALINE ROB TASSIN

Aline Rob Tassin

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 11:34

Ok, já foi feito o levantamento ficou um valor de 2.450,13 no estoque. Lembrando que a empresa não tem estoque inicial pois começou a trabalhar em 2011, portanto só tem estoque final, neste caso como irei lançar na contabilidade? Quais contas usar? É que eu sou nova na area contabil. Desde ja agradeço a atenção de vocês. Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.