x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 10.271

Iss como Recolher

Luis Mora

Luis Mora

Bronze DIVISÃO 5, Controller
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 08:02

Bom Dia

Empresa lucro real

Quando recebo uma nota de serviços vem destacado o iss, isso significa que meu cliente ja recolheu o imposto correto, mas e quando eu presto serviço, como eu faço para recolher o imposto? e a contabilização dessa nota como seria?

Abraços.

Contador Pós graduado em controladoria e com Mestrado em Direito Tributario.
Tony Wilks

Tony Wilks

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 08:22

Caro Sr. Luis, bom dia!

Insta ressaltar que o pagamento do ISSQN deve ser creditado ao município de onde o serviço esta sendo prestado, observados as hipóteses de incidência conforme legislação municipal.
O destaque o ISSQN se faz necessário sempre que houver a incidência, não significando que ha fora recolhido pelo prestador do serviço. Se o serviço estiver sendo prestado no seu domicílio e este houver a incidência do ISSQN, o sujeito ativo da obrigação de recolher é do tomador do serviço, logo, se o prestador estiver recolhendo, é importantes que exija o DAM e respectivo comprovante de pagamento.

Na hipotese em que seja a prestadora de serviço, a regra é a mesma. Se tiver prestando o serviço em seu domicílio e este tem previsão legal de incidência, precisas recolher.

No que pese a contabilização, no 1° caso, se o seu prestador for o responsável pelo recolhimento bem como recolher por você na condição de "substituto", logo, o mesmo deve ser creditado integralmente sobre o Valor Total da Fatura não sendo, em regra, necessário contabilização em conta contábil específica do ISSQN.
No 2° caso, ao recolher o imposto, contabilizará em conta específica do ISSQN.


Espero ter esclarecido e havendo dúvidas, volte a questionar, ok?

“Procurai suportar com ânimo, todo aquilo que precisa ser feito.” (Sócrates)
Leandro Jose da Fonseca

Leandro Jose da Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 08:29

Bom dia Luis Mora, tudo bem? Deixa eu entender, você diz que quando recebe a NFS, o cliente reteu o iss, quer dizer que você prestou serviço e seu cliente reteu a parte do Iss, neste caso, seu cliente ficará responsável em recolher o imposto.Em sua contabilidade, o lançamento ficará desta forma:
D: Iss (conta de resultado)
C: Iss a recolher (Passivo Circulante)
Pelo reconhecimento da obrigação fiscal
D: Clientes(Ativo Circulante)
C: Receita c/ Serviços (conta de resultado)
Pelos serviços prestados
D: Iss a Compensar (Ativo Circulante)
C: Clientes (Ativo Circulante)
Se fosse o contrário, você tomou serviços de uma empresa, e reteu a parte do iss do seu fornecedor de serviços, ficaria desta forma a contabilização:

D:Serviços de terceiros (conta de resultado)
C: Serviços de terceiros a pagar (Passivo Circulante)
Pelo reconhecimento da prestação de serviços

D: Serviços de terceiros a pagar (Passivo Circulante)
C: Iss a recolher (Passivo Circulante)
Pela retenção do Iss.


Seria essa a sua duvida?
Espero ter ajudado
Att.


Luis Mora

Luis Mora

Bronze DIVISÃO 5, Controller
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 08:52

Bom Dia

Muito obrigado senhores, a duvida era essa mesmo, ou seja mesmo a empresa por exemplo sendo de sorocaba e prestando serviço em Tatui, o imposto deve ser recolhido em Tatui, correto e a responsabilidade de recolhimento é minha que sou tomador do serviço, como eu faço para recolher, qual procedimento para recolher, qual documento utilizar?

Abraços.

Contador Pós graduado em controladoria e com Mestrado em Direito Tributario.
Leandro Jose da Fonseca

Leandro Jose da Fonseca

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 09:14

Olá Luis, tudo bom? Com relação ao seu questionamento, o documento para o recolhimento do ISS, geralmente é aquele carne de ISSQN, ou em algumas cidades, você consegue a guia online no site da prefeitura local.
Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.