x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 10

acessos 8.068

Entrada para industrialização

LEO CARVALHO

Leo Carvalho

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 31 março 2012 | 01:10

Estou com uma empresa que é indústria e comércio ela fabrica lajes pré moldadas, blocos, etc... com faço para dar entrada e atualizar o se sistema de ecf? Pois ela tem as notas de comprar das mercadorias, ex: vergalhão, areia, etc... mas preciso atualizar para vender será que posso fazer uma nfe de entrada? se possível como porceder?

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 17:40

Boa tarde,

não se entendi direito seu questionamento,
mas pelo que entendi, se tem as notas de compras vc não precisa emitir outras notas de entradas, basta lançar pela próprias notas de compras.

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
LEO CARVALHO

Leo Carvalho

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:48

Obrigado pela resposta Valdemir mas deixa eu me expressar melhor as notas de entrada que tenho são de: areia, cimento, vergalhão.... que são a matéria prima usada para fazer o que eles vendem que são: vigas para lajes pré-moldadas, blocos de concreto, etc... isso que eles comercializam no ECF, então estou confuso como vou atualizar o estoque seria como eu disse anteriormente criando uma NFE de entrada da mercadoria em si?

Ana Paula da Silva

Ana Paula da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 21:10

Leo, boa noite!

Os estabelecimentos industrias tem essa paraticularidade, entrada de materira prima e saída de produto acabado, para regularizar isso existe o livro Registro de controle de produção e estoque, que nada mais é do que o controle intermediario entre a entrada da materia prima e a saida do produto acabado.


Júlio Cezar Nelson

Júlio Cezar Nelson

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 21:16

Boa noite Leo,

Não entendi muito bem sua questão.

Bom, vou colocar abaixo o que eu entendi disso tudo:

Você dará entrada nas notas fiscais normalmente das matéria-prima que a empresa utiliza para gerar o produto final, que é o que você mencionou, como: lajes, blocos e etc.
Afinal, você fará o controle do estoque pela matéria-prima e imagino que terá ter um controle de estoque também dos produtos fabricados (lajes, blocos).

Espero ter ajudado.

Att.,

"Quem diz não faz, quem fala pensa e quem age vence. (Fernando Lapolli)."
Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 08:18

Bom dia,

Leo, nesse caso pelo que percebi, vc mesmo é a industria, assim vc tem que ter os dois estoque o de materia prima (areia, pedra, etc..) e o de produtos acabados (vigas, lages, etc...)


Att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
LEO CARVALHO

Leo Carvalho

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 12:13

Grato amigos, então é isso mesmo Valdemir eu darei entrada nos dois estoques mas a dúvida é como dar entrada no estoque que vendo (vigas, lajes, blocos) pois da matéria prima eu tenho a nota que recebo dos fornecedores e dos produtos comercializados que é minha dúvida:

Exemplo: Faço um Nota Fiscal de entrada da empresa para ela mesma (fabriquei 10.000 blocos crio a NFE de 10.000 e pronto).

Ana Paula da Silva

Ana Paula da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 13:31

Leo, este controle vc fara intrnamente, vc poderá criar um formulario de saida do estoque de MP para o setor de produçao e saida do setor de produçao para o estoque de revenda.

E será este documento que vc irá escriturar no livro de registro de produçao e estoque.

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 18:01

é seu caso é complicado mesmo, também não vi uma maneira..

não sei se vale a pena, e se ha possibilidade ai no sua estrutura, mas talvez seria o caso de vc criar duas empresas, uma onde vc compra empresa X e envia p/ empresa Y industrializar, empresa Y industrializa remete de volta o produto acabado, vc da entrada mediante nota de industrialização na empresa X, atraves dessa nota da empresa Y.


Att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
Júlio Cezar Nelson

Júlio Cezar Nelson

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 3 abril 2012 | 19:30

Leo,

Pelo o que entendi da sua dúvida, é no lançamento da nota do produto acabado?

Trabalhei em Usina de Etanol e lá o processo seguia da seguinte forma: No final da produção, era emitido uma nota de Outras Entradas. na CFOP 1949 com a quantidade de Etanol produzido para que alimentasse meu estoque de Etanol.

Então, você dará entrada nas notas fiscais das matérias-primas, e fará a emissão da nota fiscal de Entrada (Outras Entradas). O seu ECF deverá estar vinculado com o seu saldo de estoque gerado pelas notas de entradas emitidas no final do dia da sua produção descritas acima.

Para isso, você terá ter no seu sistema o cadastro dos itens acabados, e na gestão do estoque, a cada nota emitida é alimentado o estoque, e a cada Cupom Fiscal é feito a baixa do seu estoque. Lembrando, que seu estoque deverá ter um controle paralelo para qualquer fiscalização, na Usina chamava-se LPD, Livro de Produção Diária. Eu fazia esse controle em planilha de Excel mesmo.

Espero ter ajudado.

Att.,


"Quem diz não faz, quem fala pensa e quem age vence. (Fernando Lapolli)."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.