x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 2.695

Contabilização - ICMS Antecipação Parcial

Wesley Evangelista

Wesley Evangelista

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 11:22

Usei bastante a pesquisa do fórum, mas não consegui sanar minha dúvida. Acredito que seja porquê a grande maioria dos usuários daqui é do eixo sul/sudeste e seja pouco comum essa situação.

Pois bem, colando a parte do decreto do ICMS do estado do Piauí em relação a este tributo:

Art. 766. Será exigida a antecipação parcial do ICMS quando da entrada de mercadorias destinadas à

comercialização, em estabelecimentos inscritos no Cadastro de Contribuintes do Estado do Piauí – CAGEP,
excluídos os cadastrados como Contribuintes Substituídos.
§ 1º O ICMS devido na forma deste artigo corresponderá ao valor resultante da aplicação do percentual
equivalente à diferença entre a alíquota interna, vigente neste Estado, e a interestadual, vigente na Unidade da
Federação de origem da mercadoria, sobre a base de cálculo de que trata o art. 767, sem dedução de quaisquer
créditos fiscais.

Ou seja, exemplificando: uma empresa (forma de tributação normal, com apuração dos créditos e débitos) compra no mês de março mercadorias para revenda no valor de R$1000,00 do Estado de São Paulo (alíquota destacada na NF de ICMS igual a 7%). Na fronteira do Piauí é cobrado o valor de R$100,00 devido a diferença de alíquotas entre os estados (ICMS interno do PI é de 17%). Lembrando que esse valor pode ser usado para créditos na apuração do ICMS devido pela empresa.

Como seria a contabilização dessa operação?

Caso não fui claro, posso ir reformulando a situação de acordo com a necessidade de compreensão.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.