x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 1.199

venda de produto que já foi retido o ICMS

Marcelo

Marcelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 17:39

Tenho uma dúvida, um cliente que tem um faturamento abaixo de 120 mil me falou que um amigo dele com o mesmo tipo de negocio tem dois talões D/1 um ele emiti as vendas que não sofreram retenção de ICMS-ST e o outro as que na compra já foi retido o ICMS-ST(como venda de refrigerante), para realizar o calculo do SIMPLES NACIONAL, já que um já foi retido na compra e assim não pagar em duplicidade ICMS, alguém sabe se isso é correto ou existe outro modo de fazer os lançamentos dos produtos com e sem ICMS-ST?

A vida é uma só, faça o melhor sempre!
Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 18:19

É correto sim Marcelo se não iria acontecer a Bitributação.

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
Marcelo

Marcelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 18:43

Então pode ter dois talões, em um lança as venda sem ICMS-ST e no outro com ICMS-ST? E em relação a numeração dos talões na hora que é autorizado pela repartição estadual destaca por exemplo da numeração 0 a 50 com ST e da 51 a 100 sem ST?

A vida é uma só, faça o melhor sempre!
Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 19:04

Qual é o modelo da Nota?

Eu acho que não tem necessidade de dois talões não, vamos supor que eu comprasse desse seu cliente mercadorias sujeitas a St e mercadorias tributadas me forneceria duas notas? Uma com a mercadoria sujeita a ST e a outra com mercadoria tributada? Não acho necessário dois blocos, isto porque estou considerando o série D. Se for nota modelo 1 não acho possível a quebra de sequencia numerica.

O correto é o contador na hora de calcular o Das separar as mercadorias que estão sujeita a St das que não estão sujeitas, para efetuar o cálculo.


Abraços,

Tiago.

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 23:13

Justamente, é necessario fazer o destaque de cada item na nota, para facilitar a identificação do imposto.

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
Willian Cheng

Willian Cheng

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 11:08

Qual seria então a solução? Já que:

- não é possível o uso de dois talonários da série D-1 simultaneamente
- não há campo que indique a situação tributária do produto
- não há previsão para destacar os itens de uma Nota Fiscal Série D-1

Então como a contabilidade procede para calcular o DAS de maneira justa e correta?

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 11:40

Bem Willian, na verdade o emissor da nota só precisa fazer o destaque de cada produto no campos "Descrição" na nota fiscal. O contador no momento em que for fazer a apuração ele irá identificar quais produtos são substitutos.

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.