x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 2.614

Tributação errada

Dayanny Silva Soares

Dayanny Silva Soares

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 11:30


Bom dia, gostaria de uma ajudinha de vcs....

Uma determinada nota foi dada entrada corretamente com seu item tributado 17%.
No mesmo dia foi faturado uma determinada quantidade de itens referente a nota de entrada, mas o problema é que este item foi faturado como substituído, ou seja incorretamente. Qual o problema que este erro vai acarretar para empresa ?
Sendo que a nota faturada não pode mais cancelar, por causa da data....

Att, dayanny...


Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 11:41

Se vc se creditou do icms na entrada, deve recolher o icms na saída, caso contrário e passível de multa.
A sua nota fiscal saiu sem os destaque dos impostos?? se sim vc pode fazer uma nota complementar ou fazer uma nota de devolução destes itens referente a esta nota, e emitir novamente com os impostos coretos.

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Dayanny Silva Soares

Dayanny Silva Soares

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 11:48

Os produtos saíram substituídos. Acho q a única forma é a devolução mesmo...

Só que tem um outro detalhe, está nota foi uma venda p a prefeitura... A prefeitura que tem q fazer a devolução p a empresa né ?

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 19 abril 2012 | 12:04

Acho que a prefeitura é isenta de Inscrição Estadual, sendo assim ela não emite nota com icms, neste caso sua empresa mesmo emite a nota de devolução (entrada). Peça para a prefeitura devolver a sua nota carimbada e assinada com o motivo da devolução..dai vc mesmo emite a de entrada.
não sei te dizer a base legal para isso, espere algum outro amigo do forum confimar se isso mesmo..ok

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 09:46

Olha Dayanny o que encontrei sobre o assunto, acredito que o procedimento e esse mesmo aqui em SP no Art. 453 RICMS/00, porém você precisa verificar a legislação do ICMS do seu estado:

Pergunta e Respostas do Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica

30. Como proceder nos casos de recusa do recebimento da mercadoria em operação documentada por NF-e?

A recusa da mercadoria pode ocorrer de duas formas: ou o destinatário emite uma nota fiscal de devolução de compras, ou o destinatário recusa a mercadoria no verso do próprio DANFE, destacando os motivos que o levaram a isso.

Na segunda hipótese, o emitente da NF-e irá emitir uma NF-e de entrada para receber a mercadoria devolvida.

Importante:
Como houve a circulação da mercadoria, a NF-e original não poderá ser cancelada.

Caso a nota fiscal de devolução emitida pelo comprador também seja eletrônica, esta deverá, como todas as NF-e, ser previamente autorizada pelo Fisco e enviada para o destinatário da NF-e que deu origem a NF-e de devolução.

Dê uma olhada nos topicos abaixo.

www.contabeis.com.br


www.contabeis.com.br

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Luciana BArboza

Luciana Barboza

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 10:18

Bom dia!

Estou com um problemão e não tenho muito conhecimento do assunto, será que alguem pode me ajudar?!

É o seguinte: um cliente meu comprou um produto de uma empresa do Rio de Janeiro com o seguinte NCM: 8517.62.77 e nos enviou a nota para fazermos o ajuste, porem informei que o produto não está em ST, conforme a lei que eu tenho. Ele então me enviou uma outra nota do mesmo produto com o mesmo NCM que ele comprou de uma empresa aqui em São Paulo com o CFOP 5405 (ou seja com substituição) e disse que já vendeu o mesmo utilizando o mesmo CFOP com substituição. Agora ele quer saber o que deve fazer?! Cancelar a nota que ele vendeu?! E os outros produtos que ele comprou de fora de São PAulo., como proceder?
O que é correto nesse caso? eu liguei para essa empresa de São Paulo e eles me informaram que compram o produto da D- Link também com substituição.

Não tenho muito conhencimento do assunto se alguem puder me orietar foi ficar muito agradecida.

No aguardo,

Luciana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.