x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 16

acessos 2.062

NF-e 2º Geração

Luiz Carlos Vilar

Luiz Carlos Vilar

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 11:58

Resolvi publicar esse tópico aqui para conhecimento de todos aqueles que não acompanham diariamente a legislação do SPED. As mudanças em nossa área é crescente e por isso venho informar a todos da NT 002/2012.

Foi publicada a NT 2012/002 contendo as especificações técnicas necessárias para a implementação dos eventos vinculados à Manifestação do Destinatário: Ciência da Operação, Confirmação da Operação, Desconhecimento da Operação, Operação não Realizada.

O objetivo da distribuição desta nota é possibilitar às empresas destinatárias de NF-e o desenvolvimento de suas aplicações, visando os testes que serão realizados, a partir de julho/2012, na área de homologação do Ambiente Nacional da NF-e.

Os eventos vinculados à Manifestação do Destinatário serão disponibilizados, em ambiente de produção, a partir do dia 01/08/2012.

O que isso quer dizer.... As empresas terão que atestar no site da Nf-e se as notas emitidas para ela, se chegou ou não, se não chegou, se foi devolvida, se a operação é inidônea, etc... então é bom alertar a todos que o sistema entra em vigor no dia 01/08 e como sabemos o tempo é curto!!


Detalhe a todos os contadores que adora agregar trabalho, isso so vai ser possivel com acesso via certificado digital E-CNPJ e por empresa, se a emrpesa tem uma matriz e uma filial vai ter que ser feito 2 certificados. Quem sabe isso um dia vai mudar, mas hoje é feito assim.

A parte boa é que ao confirmar no site a empresa terá o arquivo XML disponível para baixar, resolvendo um questionamento antigo de nos contadores.

Desde já agradeço e aproveito para parabenizar todos os contadores desse site pelo nosso dia 25/04.

Grande a braço a todos e ótimo trabalho!!

Luiz Carlos Vilar
MARCIO JUNIOR SILVA DUTRA

Marcio Junior Silva Dutra

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 12:26

caro Luiz Carlos Vilar,

Voce poderia me esclarecer uma coisa que eu nao sei se entendi direito:

*Todos os Contribuintes recebedores de mercadorias que as tenham adquirido em NF-e (modelo 55) deverao fazer o aceite no Portal da NF-e?
* se sim, qual sera o prazo para se fazer este aceite?
* e por ultimo o aceite devera ser dado atraves (e Exclusivamente) por meio de certificado digital?
* se sim devera ser um certificado digital da proria empresa? (recebedora da mercadoria), ou podera ser com procuracao digital?
* isso passara a ser obrigatorio a partir de 01/08/2012?


se puder me esclarecer esses fatos fico antecipadamnete grato.
Marcio:.

"Pouca pessoas realmente vivem, a maioria apenas sobrevivem."
"Cuidado com o que você deseja, você pode conseguir"
"Fale Devagar, mas pense Rapido"
Luiz Carlos Vilar

Luiz Carlos Vilar

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 13:46

Sim, todos que receber nf-e.

O prazo para confirmação acredito que seja 180 dias a data de emissão, ainda não tenho certeza.

So com certificado e nãopode ser por procuração, pelo menos é as condições de hoje.

01/07 fase de teste, 01/08 Valendo!!

Estou atento as novidades e assim que souber de mais detalhes eu vou postar por aqui... O principal é passar isso para as empresas porque precisa ser feito automatico, não é tanto que existe um leyout para facilitar acesso... Imagina um funcionario so fazendo isso?? é custo alto!!

Luiz Carlos Vilar
Luiz Carlos Vilar

Luiz Carlos Vilar

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 13:48

Marcio, as coisas estão muito rapidas, ja saiu o Leyout do SPED tico "C", acredita-se que é o SPED das empresas do SIMPLES NACIONAL. .. e o projeto do SPED SOCIAL já ta quase finalizado, eu acho que vai ser apresentado agora no final de MAio/2012.

Luiz Carlos Vilar
Luiz Carlos Vilar

Luiz Carlos Vilar

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 14:20

Mando sim, to procurando o dia da publicação do DOU.

O prazo vai ser de 180 dias, e estava vendo que a RFB vai disponibilizar um modelo gratuito, igual ao da emissão,para confirmação dessas nf-e...

Soube tambem que agora em 01/08 vai ser exigido de algumas empresas e em 2013 é que vai começar a ser obrigatorio gradativamente, como foi feito a obrigação da emissão.

Quando isso tiver a todo vapor vai facilitar nossa vida de contador!

Luiz Carlos Vilar
WELLINGTON NUNES DA SILVA

Wellington Nunes da Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 17:35

Luiz, boa tarde...

eu lia ha poucos dias o novo ajuste sinief falando sobre isso. Temos que ir com calma, lembrando que estamos em estados diferentes. agora eu nao lembro qual o ajuste ou exatamente o que estava escrito, mas lembro que o ajuste instuia essa condição: "de que o destinarário deveria confirmar a operação". no entanto, ele apenas 'liberava', pois cabia a cada estado a implementação. ou seja, talvez essa norma seja para seu Estado, pois aqui no rio o Estado ainda nao fez nada, por enquanto. peço gentileza, verificar, nao encontrei essa NT. o que pé nt?

favor reeencrever isso por extenso para vermos na legislação, mas muito provavelmente nao seja nada por enquanto. abraçoss

Às vezes, melhor é fazer valer o seu direito, e não dizer tudo que pensa, se àquele que ouve, sequer se dá ao direito de pensar.

Wellington Nunes da Silva ®
Luiz Carlos Vilar

Luiz Carlos Vilar

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 08:27

Wellington , NT é nota tecnica.

Pois é, depende de estado para estado a adessão, foi como coloquei acima, vai começar com 01/08 obrigatorio para algumas empresas, como projeto piloto e para quem quiser aderir.

Em 2013 vai iniciar um processo de adessão por atividade, do mesmo modo que foi a nf-e, industrias, regime especial, etc...

Eu sei que temos que ir com calma, estou fazendo essa observação aqui porque nem saimos do SPED PIS/COFINS o governo ja vem com isso, perfil "c" do SPED FISCAL, projeto do sped social ja em fase final de apresentação de leyout, confirmação de operação, bloco P para empresas da % sobre folha, etc.

È muita coisa em muito pouco tempo.

Aqui no meu estado tudo que é lançado é implantado, estamos com 100% das empresas no SPED FISCAL e em reuniões ja se vem falando no SPED para o simples nacional. ..

Valeu Amigo!

Luiz Carlos Vilar
Ednelson José Mazzetto

Ednelson José Mazzetto

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 17:04

Estas mudanças na legislação principalmente na NF-e devem-se ao fato do jeitinho brasileiro de tentar burlar o fisco, no entanto, aqueles contadores que não estão "ligados no movimento" muito provavelmente estarão fora do mercado de trabalho, eu tenho observado que muitos estão tão tranquilos que nem parece uma revolução tributária em nossa rotina. O grande medo de alguns contadores é expôr a situação ao cliente, mas é o seguinte : ou coloca-se as fichas na mesa ou assume-se a bucha futura dos AI´s que os cliente receberãonão via fisco presencial mas tudo no e-CAC

Como o amigo acima falou é muita coisa pra pouco tempo, mas o governo esqueceu de verificar o seguinte : as empresas pilotos são grandes instituições que devem até sonegar, mas, tem uma organização no seu fluxo de serviço diferente dos escritórios contábeis comuns que em busca do lucro contratam mão de obra a preço de sardinha, enfim esta é a realidade...

Luiz Carlos Vilar

Luiz Carlos Vilar

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 abril 2012 | 09:17

Hoje estamos refem do pessoal de TI, e o mercado nao tem a quantidade necessaria para atender a todos os clientes e contadores.

Por isso que postei uma informação que vai ter inicio em 2013, porque aqui no escritorio ainda estamos com varios problemas de SPED PIS/COFINS, e acredito que 2012 vai ser pequeno para tantos problemas.

Temos industrias que vai ter que enviar daqui a 2 meses o novo BLOCO P, que foi criado a pouco tempo e ja entrou em vigor... tem o sped fiscal, que todo mês tem novidade, esse mês é a chave das notas que passa a ser obrigatoria... e assim vai, todo mes com mudanças e os problemas ainda não resolvido vai juntando e 2013 para mim ja é semana que vem.

Tambem concordo com Ednelson, eu acho que tem muito contador tranquilo d+... ou eu sou nervoso ou então ainda não percebeu que estamos passando por varias mudanças.

Luiz Carlos Vilar
Otávio C. Freitas

Otávio C. Freitas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 16:56

Luiz Carlos Vilar, boa tarde!

Voce poderia me esclarecer se a Manifestação do Destinatário já está "valendo"??

Grato.

Otávio

Otávio C. Freitas

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.