x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 3.998

Recuperação de ICMS sobre produtos NR12

Karl Heinz Fischer

Karl Heinz Fischer

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Custos
há 12 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 15:46

Estamos adequando as máquinas da produção (direta) a Norma de Segurança NR-12.
Norma exigida pelo Ministério do Trabalho, determina instalação de dispositivos de fechamento de portas, travamento de motor, etc.
Consiste na compra de vários materiais a ser agregada a máquina, Além do serviço de Instalação.
Duvida, posso Creditar o ICMS destas peças? e PIS/COFINS ?
Estado: SC
OBS: Valor é relevante cerca de R$20.000 por máquina.

Karl Heinz Fischer

Karl Heinz Fischer

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Custos
há 11 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2012 | 11:30

Obrigado Odecio,

Estou com certa duvida. Porque itens de segurança a principio não posso me Creditar do ICMS, PIS, COFINS.
NR12 trata-se de segurança.

Mas também entendo que é uma reforma da máquina.

Sendo uma reforma e valores expressivos eu posso me creditar do impostos?

E mais eu posso Imobilizar este valor? ou tem que cair como despesa do período?

OBS.: São valores significativos, por isto nossa preocupação.

ODECIO TADEU FERNANDES

Odecio Tadeu Fernandes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 14:59

Caro Karl,

Se for determinado que a reforma será uso e consumo a entrada no livro utilizará outro cfop o que impedirá o creditamento do ICMS, PIS e COFINS.

Agora a entrada (CFOP) como ativo permanente lhe dará o direito o credito do ICMS (CIAP) e do PIS e COFINS através da depreciação desses novos itens.

Na industria "geralmente" compramos o motor (maquinas motrizes)e depois os equipamentos que serão agregados a estas maquinas e com o passar do tempo esses equipamentos sofrem alterações e adaptações. Vemos isso com maior frequência na industria do plástico e injetoras
de metais.

Att.

Odecio


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.