x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 908

aproveitamento de credito

GEISIANY ALVES

Geisiany Alves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 16:25

ola, tenho um cliente que comprou uma plataforma e vai revender...
Teve o icms destacado na nota de entrada.... e na saída vamos destacar o icms tbm, como faremos para aproveitamento de credito?
como é feito essa transação de aproveitamento?

O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência!
GEISIANY ALVES

Geisiany Alves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 11:42

Luiz Carlos, o cliente é contribuinte do icms, ele irá revender.
Gostaria de saber se posso aproveitar os creditos dos meses anteriores ou somente do mes que ele revendeu a mercadoria?

O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência!
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 15:56

Olá Geisiany !

O que o Luiz perguntou tem sentido, mas precisa saber se a atividade desta empresa faz parte a compra e venda desta "plataforma", se ela comercializa este produto ou se comprou esta plataforma pela oportunidade do negócio e pretende revender.

A situação é diferenciada, pelo visto se trata de um Imobilizado, se a atividade não for o comercio de plataformas.

A empresa sendo contribuinte do ICMS, faz apuração mensal e pode transportar o saldo credor para o mês seguinte.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Luiz Carlos Vilar

Luiz Carlos Vilar

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 16:32

Se ele é contribuinte de icms e voce lançou essas notas sem credito no passado, voce pode fazer o credito a qualquer momento. é chamado de credito extemporâneo.

Aqui no meu regulamento do icms no art. 109-a diz assim:
§3 - O direito ao credito extingue-se após 5 cinco anos, contados da data da emissao do documento fiscal.

Se voce é do SPED tem uma codigo especifico do seu estado para esse tipo de crédito extemporâneo, se nao é, lança na apuração do icms com o maximo de informação possivel (data da nota, numero, mes de escrituração, etc) e se possivel procura em seu regulamento a parte que fala do direito ao crédito.

qualquel coisa pode perguntar que estou por aqui. :)

Luiz Carlos Vilar
Luiz Carlos Vilar

Luiz Carlos Vilar

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 16:41

Revender, então acredito eu que esteja em sua atividade principal ou secundaria.

Se não tiver , muito cuidado porque passa a ser outra operação tatalmente diferente.

Mas se tiver duvida, coloque aqui que vamos tentar ajudar.

Luiz Carlos Vilar
GEISIANY ALVES

Geisiany Alves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 17:40

ele tem cnae para revender maquinas agricolas.
Posso pegar entao o creditos dos meses anteriores para abater no debito de icms destacado na nota fiscal de revenda?

O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência!
Luiz Carlos Vilar

Luiz Carlos Vilar

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 17:50

Qual o CFOP lançado no seu livro de entradas das notas de compras dessa plataforma?

Se foi 1.102 ou 2.102 pode creditar nesse mes no livro de apuração como disse acima.

Luiz Carlos Vilar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.