x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 18.436

NF de Entrada, Data de Emissão ou Data de Entrada?

Rogerio Eduardo da Silva

Rogerio Eduardo da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 16:36

Boa tarde!

No caso de uma compra de Mercadorias ter sido feita no ultimo dia de um determinado mes, e a emissão desta nota ser neste mesmo ultimo dia do mes, porém a mercadoria, juntamente com a NF correspondente chegar na empresa de destino, 5 dias após a sua emissão, ou seja, no outro mes. Qual data devo considerar para dar entrada no lançamento contabil? Na data da Emissão da Nota Fiscal, ou na data de Entrada da mercadoria na empresa?
Tendo em vista que as competencias serão diferentes.

Deste já agradeço a ajuda.

Att,

Rogerio Eduardo da Silva
Rogerio Eduardo da Silva

Rogerio Eduardo da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 17:13

Olá Hugo,

Obrigado pelo rapido retorno, porém, ainda me deixou a duvida, pelo sequinte fato descrito no texto, "...data da entrada efetiva da mercadoria no estabelecimento ou data da sua aquisição..."

Minha duvida se dá, pois estou observando o principio da competencia.
Neste caso não se aplica?

Att,

Rogerio Eduardo da Silva
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 21:10

Rogério,
boa noite.

Voce não poderá apropriar a mercadoria em seu estoque ou o custo desta, enquanto a materialidade não se efetivar no estabelecimento do adquirente, ou seja, na data da efetiva entrada.

Se a compra for a prazo, os lançamentos serão escriturados na data da entrada da mercadoria.

Agindo dessa forma, não estará desrespeitando o princípio da competência. O que não poderá ocorrer, é apropriar um custo sem que tenha recebido a mercadoria.

Caso tenha dúvidas a respeito da contabilização, favor postar na sala de Contabilidade em Geral.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.