x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 2.443

Nota Fiscal - EPP (Mercadinho)

Michell Alves Arruda

Michell Alves Arruda

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Informática
há 12 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 14:43

Boa tarde,

Sou novo por aqui e gostaria de tirar uma dúvida, meu pai possui uma empresa de pequeno porte (Um mercadinho) e hoje vieram até ele 2 fiscais da sefaz cobrando para ele colocar nota fiscal. Dizendo que tinha que informatizar e comprar a maquina para emissão de notas que custa 2 mil reais.

Eu estava lendo as leis vigentes sobre tal assunto e me pareceu tufo muito confuso. Até onde é obrigado essa lei para esse tipo de comércio?
Se aplica no caso do comércio do meu pai? Ele é realmente obrigado a emitir notas fiscais, não sei se é a tal da NF-e. Volto a dizer o estabelecimento é pequeno e não vende nada para fora a não ser nas próprias remediações do local.

Agradeço a todos que puderem me esclarecer essa dúvida.

Um abraço.

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 17:11

Boa tarde, Michael

Acredito que o mercadinho de seu pai esteja cadastrado no fisco, assim sendo, é isso mesmo, estam exigindo que instale a maquina de cupom fiscal (ECF), que custa em torno de R$ 2.000,00 mesmo, sendo que; é obrigatório o uso de Equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF por estabelecimento que efetue operação com mercadoria ou prestação de serviços em que o destinatário ou o tomador do serviço seja pessoa natural ou jurídica não-contribuinte do imposto.

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
WELLINGTON NUNES DA SILVA

Wellington Nunes da Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 09:37

issso ai Valdemir.

michel, nao acredito que seja nota eletronica, mas sim ECF.

nao pense que por ser pequeno, basta emitir aquelas notinhas de mao, ou simplesmente nao emitir nada. bem vindo ao mundo legal

Às vezes, melhor é fazer valer o seu direito, e não dizer tudo que pensa, se àquele que ouve, sequer se dá ao direito de pensar.

Wellington Nunes da Silva ®
Michell Alves Arruda

Michell Alves Arruda

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Informática
há 12 anos Domingo | 13 maio 2012 | 23:05

Obrigado pelas respostas gente, andei dando uma pesquisada no assunto.. vai ser difícil o meu pai e o outro funcionário dele se adaptatem, pois nunca se quer chegaram perto de um computador.

Um tio meu deu uma susgestão de passar o nome da empresa para outra pessoa, no caso um filho ou mulher. Então assim reabrir a empresa e começar do "zero" então a sefaz sairia do pé dele já que a empresa não teria registros junto a ela. Não sei até onde isso é legal e poderia da certo, mas da pra ver na cara do meu pai que ele não vai conseguir se adaptar ao novo modelo de comércio ou ele fecha as portas ou ele vai acabar colocando alguém só para atender no caixa fazendo o trabalho dele e deixando ele absoleto no trabalho da vida dele.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.