x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 12.469

CASSIO COSME

Cassio Cosme

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 10 maio 2012 | 13:18

boa tarde amigos, estou precisando saber qual Cfop, devo usar, nessa situacao.
Presto serviço para uma empresa de material de construcao.A empresa compra normalmente as mercadorias no Cfop 1102, como por exemplo, areia,brita,cimento e outros, so que ela usar esses materiais tbm pra fabricacao de laje pre-moldada e depois revende.Como faço:
Preciso dar saida na mercadoria para fabricao de laje pre-moldada.
E depois dar entrada do produto no estoque, que é a laje pronta.
Qual Cfop correto,devo usar pra essa saida e entrada.
obrigadu.

João Oliveira

João Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 maio 2012 | 17:56

Cássio,

A mercadoria em questão foi beneficiada, de modo que você não poderia dar baixa de forma bruta, por exemplo, areia, brita... apenas pela quantidade de materiais utilizados para produzir tais materiais.

Em primeiro lugar, a empresa em questão deverá ter dentre suas atividades econômicas a fabricação desse material, já que é evidente a existência de um processo de transformação. A que mais se encaixaria a esta situação seria o CNAE 2330-3/99 : FABRICAÇÃO DE OUTROS ARTEFATOS E PRODUTOS DE CONCRETO, CIMENTO, FIBROCIMENTO, GESSO E MATERIAIS SEMELHANTES, que pode ser consultado no site da CONCLA através do LINK www.cnae.ibge.gov.br

Em segundo lugar, se a empresa compra parte do material para industrializar e parte para vender, a mesma precisará ter um controle de estoques, e determinar quanto ela vai comprar para industrializar (que pode ser classificado por estimativa de acordo com a produção média mensal), neste caso, tendo como CFOP o 1.101 (compra para industrialização), sendo a outra parte classificada como compra para comercialização.

Caso não seja possível estimar, a empresa pode ainda fazer toda a compra para comercialização, e depois emitir uma nota com o CFOP 1.926 com a parte do material que foi utilizado na industrialização. Estas notas emitidas como 1.926, deverão constar na contabilidade como compras para industrialização, fazendo a transferência interna da contas

C - compras para comercialização
D - compra para industrialização

apesar de não ser o mais adequado a meu ver.

Por ultimo, a saída da mercadoria deve ser feita de acordo com sua destinação. se foi pro comércio 5.102. Se de produção 5.101.

Vale lembrar da importância de um controle de custo de mercadorias utilizadas na produção, que pode ser feita internamente com o cálculo do RCM caso não haja um sistema para isso (apesar de também não ser tão adequado).


Abs,

VINICIUS LIMA DE SOUZA

Vinicius Lima de Souza

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 12:25

Bom Dia João!
João eu queria duas ajudinhas sua. Presto Serviço pra uma empresa de Galpoes pre-moldados, ele vende as peças prontas, a estrutura armada. Gostaria saber se gera ICMS na saida, já que o CNAE dele esta como industria

Airma Rozane Santos

Airma Rozane Santos

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Sábado | 26 janeiro 2013 | 17:21

Boa tarde se alguém puder me ajudar agradeço!
Meu cliente é prestador de serviços de engenharia, quer comprar produtos para usar no serviço prestado, esta nota vai entrar pra ele com CFOP 1556 (uso e consumo)? vou lançar somente na contabidade? ou ele nao pode usar esses produtos na execução! somente no estabelecimento?
Agradeço a atenção!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 13:41

Boa tarde Airma!

Na primeira questão, eu entendi que seu cliente é um prestador de serviços pessoa jurídica, que no segundo momento você disse que ele não tem Inscrição Estadual.

Neste caso, as despesas com a prestação de serviços ele só contabiliza, não precisa registrar em livros de entradas e saídas.

Mas considere despesas para a prestação de serviços, material de limpeza do escritório ou qualquer outro que seja necessário para a execução do serviço.

Agora, nesta atividade de serviços de engenharia, seu cliente não pode comprar materiais de construção para usar nas obras dos clientes, estes materiais devem ser adquiridos em nome do proprietário da construção.

Se seu cliente for pessoa física, engenheiro civil prestando serviços de engenharia, também não pode comprar materiais de construção em seu nome, tem que ser em nome do proprietário.

Você não pode considerar materiais de construção de uma obra "produtos para a execução dos serviços", os serviços de engenharia podem usar, lápis, régua, gastar combustível do veículo, mas isso pode ser incluído nos honorários do engenheiro.

Serviços de engenharia tem atribuição técnica para fazer os projetos e não comercializar os materiais de construção.

O que pode ser feito é abrir uma empresa de construção civil.

Espero ter esclarecido a situação.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Airma Rozane Santos

Airma Rozane Santos

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 14:02

Bom dia preciso de ajuda!
Meu cliente vendeu um carro alguns anos atraz e emitiu nota no bloco.
O comprador quer transferir o carro e precisa de uma nota eletronica, tem como substituir essa nota do bloco?
Qual CFOP utilizo?
No aguardo.
Airma

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.