x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.602

GIA sem movimento

Juliana Biazotti

Juliana Biazotti

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 12:20

Tenho uma empresa que é da area de contrução e locação de munck. Ela possui também atividade de comércio varejista, mas atualmente esta atividade não é usada. No mês tem algumas notas de uso consumo, tipo troca de oleo,(manutenção de veiculos). Eu preciso escriturar essa nota como uso e cponsumo e colocar na gia, ou eu posso enviar a GIA sem movimento? Eu tinha oensado em escriturar e constar na GIA, mas eu percebi que o outro contador sempre enviou sem movimento (até o mês passado). Por isso fiquei em dúvida.
Agradeço desde já.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 16:09

Boa tarde Juliana !

Todas as notas fiscais emitidas para a empresa devem ser escrituradas no Livro de Registro de Entradas, salvo as notas fiscais de prestação de serviços autorizadas por Prefeitura Municipal.

Hoje em dia, por haver várias empresas que emitem Nota Fiscal Eletrônica e do SPED fica mais fácil para o Fisco verificar esta situação através do cruzamento de informações.

Esta situação que você retratou não gera impostos, mas pode gerar multa de infração fiscal, por isso o empresário e o contador precisam ficar atentos para escriturar todas as notas emitidas para a empresa.

Existe a possibilidade de Substituição das GIAS, mas isso é um caso que precisa ser estudado especificamente para esta empresa, não posso aqui dizer que deva ser o procedimento à ser adotado para este caso.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Juliana Biazotti

Juliana Biazotti

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 16:15

Obrigada Gilberto.
Como eu assumi a partir de abril, vou enviar direitinho, daqui pra frente, tanto porque são duas ou três notinhas por mês apenas....
E depois vou sentar com eles pra ver o que fazer com o passado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.