Cleide Machado
Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade Bom dia prezados!
Estou com uma dúvida e espero que um dos colegas possa me ajudar. Meu cliente emitiu uma nota de devolução errada, tendo em vista que essa nota foi emitida dia 21-05-2012, passou do prazo para cancelamento da nota, ele quer cancelar a nota errada e emitir uma nova nota de devolução com as informações corretas. Pesquisando na internet, li relatos que ele deveria emitir uma nota fiscal de estorno (uma nota fiscal de entrada de devolução própria) com as seguintes na nota: Finalidade de emissão igual "3 - NF-e de Ajuste"; Descrição da natureza da operação igual "999 - Estorno de NF-e não cancelada no prazo legal"; Referenciar a chave de acesso da NF-e que está sendo estornada; Os mesmos dados de produtos/serviços e valores equivalentes aos da NF-e estornada; Códigos de CFOP inversos aos contantes na NF-e estornada; Informar a justificativa do estorno nas "informações adicionais de interesse do fisco". Minha dúvida: Este procedimento está correto? Repassei essas informações que obtive ao meu cliente, e ele me questionou o seguinte? Não seria a empresa que está recebendo a NF-e de devolução errada, que deveria emitir uma nota de devolução (devolvendo a nota que recebeu), e eu emitiria uma nova nota de devolução aqui?
Atenc,
Cleide Machado
Assistente Fiscal
J. Maia Contabilidade