x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 18

acessos 19.830

nota fiscal de MEI

Contadora

Contadora

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 2 junho 2012 | 11:34

Existe alguma restrição quanto a emissão de nota fiscal modelo 1 ou 1-A pelo micro empreendedor individual?
A gráfica imprimiu nota fiscal de venda ao consumidor modelo 2 - Série D, porém ele revende produtos óticos para óticas, inclusive vendas interestaduais.

RICARDO CALIXTO SANTOS

Ricardo Calixto Santos

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a) Inglês
há 12 anos Sábado | 2 junho 2012 | 17:43

Sou MEI e gostaria de saber como irei comprovar minha renda de pessoa juridica mensalmente ja que esto isento de emitir nota fiscal para pessoas fisicas ( no caso meus alunos ) . A SEFAZ de sao paulo nao me orienta e prefiro emitir notas do que usar comprovantes bancarios . qual a sua sugestão ? Aguardo uma resposta obrigado

RICARDO CALIXTO SANTOS

Ricardo Calixto Santos

há 12 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 12:45

Ola Washington . Muito obrigado por suas informações e irei sim comprar blocos de recibos e emiti-los como forma de comprovante do pagamento de meus alunos . Mensalmente terei o controle do capital adquirido e além disto creio que o preenchimento do DASN anual seria uma contabilidade geral e simplificada de tudo que ja ganhei como pessoa juridica . Por outro lado também recebo uma parcela salarial a parte de uma escola de inglês onde somente presto serviços sem CTPS desta forma poderei também incluir este valor recebido nos meus recibos ?? Abraço Muito Obrigado

Contadora

Contadora

há 12 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 15:39

Prezados, obrigada pela resposta. De acordo com a pesquisa que fiz no SITE do MEI e na legislação do Estado do Rio de Janeiro, como MEI, o meu cliente só pode emitir nota fiscal modelo 2 - Venda ao Consumidor, o que não o atende, visto que vai vender para óticas, contribuintes do ICMS, tanto no Estado do Rio, quanto em outros Estados.

Estou entendendo que ele terá que passar para Microempresa, para emitir nota fiscal de venda, modelo 1 ou 1-A. O que acham?

Samira Lisandra da Silva Pinto

Samira Lisandra da Silva Pinto

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 19:00

Boa noite!
Preciso de uma resposta urgentíssima, meu cliente está enquadrado no MEI e precisa emitir uma nota fiscal de venda para um quartel policial que por sua vez é pessoa jurídica como faço para solicitar a AIDF, tentei e como é a primeira vez não consigo pede o número da aidf manual. Por favor alguém me responda.

Contadora

Contadora

há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 22:39

Samira, no RJ meu marido foi a SEFAZ e eles liberaram a aidf. O MEI so pode emitir nota fiscal mod. 2 Venda a consumidor. Nao ha NF-e para MEI. Pelo que entendi, se ele for vender para revenda, nao podr ser MEI. Espero ter ajudado.

RICARDO CALIXTO SANTOS

Ricardo Calixto Santos

há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 07:29

Washington Luiz Ramos Cruz

Ola Washington , eu entendi que como prestador de serviços para pessoa juridica eu devo emitir nota fiscal eletronica. Neste caso ja regularizei minha senha de acesso junto a prefeitura de são paulo para a emissão da mesma. Eu estou enquadrado no Simples Nacional e ja pago o DAS mensalmente no valor de R$36,10 incluindo ISS e INSS. A minha dúvida é se vou pagar ou não imposto em cima do valor de R$1.500,00 a uma pessoa juridica ( empresa ) por serviços prestados a esta empresa e qual seria o valor do imposto sobre este montante de R$1.500,00 ? Mas estando eu enquadrado no Simples Nacional terei que pagar imposto ainda em cima do envio de nota fiscal eletrônica? Agradeço sua atenção e aguardo um parecer .Muito Obrigado

RICARDO CALIXTO SANTOS

Ricardo Calixto Santos

há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 19:49

Ok Washington muito obrigado . Tenho mais uma dúvida. 1) = A liberação da minha senha para emitir nota fiscal eletronica pelo municipio de são paulo foi liberada hoje dia 14/06/20012 .Acontece que prestei serviço a uma empresa no mes de Maio e recebi o pagamento por este serviço em 05/06/2012 . Posso emitir nota fiscal eletronica a esta empresa , hoje referindo-se a este pagamento ? 2) = A minha conta bancaria como pessoa juridica ainda esta sendo aberta e este pagamento que recebi da empresa foi depositado em outra minha conta bancaria mas como pessoa fisica... tem algum problema em emitir a nota fiscal mesmo assim ? Aguardo uma resposta de sua parte .Abraço e muito obrigado

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 11:54

Samuel
Boa tarde

O nome empresarial deve respeitar ao que esta registrado no órgão.
O nome padrão é o nome seguido do CPF

Quanto a expressão MEI não há necessidade de informar no nome pq não costuma fazer parte, mas vc deve observar a legislação local para certificar da necessidade de identificação.

Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.