x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 16

acessos 13.715

Diferencial de Alíquota

William B. Silva

William B. Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 10:49

Olá, boa tarde!
sou novo em uma contabilidade em Minas Gerais, e entrei na parte Fiscal, tanto no lançamento quanto no cálculo do diferencial de alíquota! Sempre calculei o diferencial com base na subtração da alíquota do estado remetente e do estado destinatário (ex: SP aliq.12 - MG aliq. 18 = 6 dif. de alíq), porém, ao ir na AF para saber sobre um cálculo de um ST, o funcionário disse que nem todos os produtos que são tributação 12 em São Paulo seriam tributados 18 em MG, e isso se calcula pelo Ricms anexo XV! Saí de lá mais confuso do que entrei, porque, até então nós usávamos o programa para o cálculo do ST, e o campo que marcamos para o cálculo somente de diferencial de alíquota não funciona (sempre diz que o cálculo está incompleto)! A minha pergunta é se o dif de alíquota segue com base no NCM do produto, variando de tributação?!
Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!!

Nara Coutinho

Nara Coutinho

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 11:03

Bom dia ! Aqui em Goias o RICMS traz que para o calculo do diferencial de aliquotas para o icms normal, devemos recolher a diferença entre a aliquota do estado emitente menos a aliquota efetiva dentro do meu estado, ex.: A minha aliquota interna é 17%, mas temos alguns produtos cuja aliquota é 7% ou 12%, se um determinado produto de outro estado entra a 12% e dentro do meu estado esse mesmo produto tem alquota de 7% recolho sobre 5%. Mas não entedi se vc quer saber sobre o diferencial de aliquotas do ICMS normal ou da Substituição tributaria.

William B. Silva

William B. Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 16:06