x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 3.447

ICMS ST entra mesmo no custo?

Luciane de Souza Siqueira

Luciane de Souza Siqueira

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 16:52

Estou com a seguinte situação:

No caso de compra de material com ST, o valor correspondente ao ST vai para o meu custo.
Exemplo: mercadoria custa 1000,00 e ST 100,00. O valor total que vai para o meu estoque é 1100,00.

Quando vou vender esta mercadoria, se for para dentro do Estado não se fala mais em ST pois já foi recolhido antecipadamente, porém, se a venda por FORA do Estado eu passo a ser a primeira da cadeia novamente, calculo o ST e a legislação me permite entrar com pedido de restituição do valor que paguei na entrada.

A dúvida é a seguinte:

Vou calcular este ST na venda em cima do valor 1100,00+IPI+MVA..etc.. só que este 1100,00 que está no meu custo ESTÁ com o ST da entrada (100,00), o que dá a entender é que vou calcular o ST nesta etapa em cima de um valor que já está com ST. Isso faz com que o preço do item fica mais caro ainda.

Existe na legislação uma forma de não colocar este ST da compra no custo?


Luiz Carlos Medrado

Luiz Carlos Medrado

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Sistemas
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 09:05

Ola Luciene

Aqui na empresa onde trabalho adotamos alguns padrões para o calculo do custo.

Entenda que para efeito de impostos, isso está sendo cobrado no total da NF, ou seja a somatória do preço unitário + Ipi + ST, vai lhe gerar o valor unitário real do produto.Quando você faz uma venda fora do Estado , pela legislação você está cobrando uma diferença de alíquotas (podemos assim dizer) por um imposto que você vai antecipar aqui internamente.Portanto você precisa sim agregar esses impostos para calcular seu custo real e formatar seu preço de venda.

Se nós vivessemos em um país onde tivessemos alíquotas unificadas, sem a famosa "Guerra Fiscal", tudo seria mais simples, mas essas alíquotas diferenciadas que foram criadas, servem justamente para que o estado produtor venda somente dentro do seu estado, não permitindo que tenha preço competitivo em outro estado.

Uma Observação: entenda que custo é toda despesa agregada ao preço unitário do produto, sejam impostos ou outras.Lembre-se que se você for comprar um produto que tem um preço unitário de R$ 1.000,00, ao tirar o telefone do gancho e ligar para seu fornecedor, essa tarifação de telefone já entra no custo do produto.

Espero ter prestado algum esclarecimento e caso necessite, posso lhe enviar algumas planilhas para formatar seus custos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.