x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 38

acessos 30.028

Nelson Antonio Rodrigues

Nelson Antonio Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2007 | 15:04

tenho um cliente que instalou o ecf em sua empresa neste mes, gostaria de saber como vou fazer para calcular o faturamento da empresa, deverei pegar a 2ª via do cf? que alias fica armazenada no proprio ecf?

por favor alguem pode me orientar?

Ricardo César Cursino

Ricardo César Cursino

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2007 | 15:40

Olá Nelson,

O documento que você irá utilizar para lançamento e cálculo de impostos é a Redução Z. Ao final de cada dia, por ocasião do fechamento de caixa, ele emite automático esse doc. Peça para seu cliente ir guardando todos esses tickets (que no caso é um por dia) e no comecinho do mês ele envia para você lançar no fiscal/contabilidade.

Obs. Esse doc. "Redução Z" engloba todas as operações de cada dia, além de conter outras informações.

Nelson Antonio Rodrigues

Nelson Antonio Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2007 | 17:26

Ricardo,
o ECF do meu cliente emite o Reducao Z no inicio do dia, ref. as operacoes realizadas no dia anterior, sera que tem algum problema? no livro reg. de saidas deverei lancar somete esse documento (Reducao Z)? no meu antigamente eu escriturava o resumo das saidas no livro registro de entradas 1A por ser microempresa, devo continar a fazer dessa maneira? caso sim como escriturarei?

Ah, meu cliente jogou fora a 1 via da Reducao Z, tem algum problema? posso escritura-lo pela segunda via? afinal é somente este documento que deverei escriturar no livro de saidas?

Se algum colega, alem do Ricardo, puder me orientar eu agradeço tambem.

Ate mais
Nelson

JURANDYR SIRIANI NETO

Jurandyr Siriani Neto

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 16 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2007 | 17:07

Boa tarde Nelson.

Vc deve escriturar a Redução Z(no meu caso mesmo sendo Redução Z, lanço como serie CF e sub-serie ECF). E além desses lamaçamentos, deve-se lanaçar as NF emitidas junto com os cupons fiscais com o cód. 5.929.(Lembrando que o CFOP de venda da mercadoria(5.102, 5.405 etc.) será utilizado no lançamento da redução.
Quando vc diz o resumo das saídas no livro de entradas, era porque ela não estava autorizada e nem obrigada a emitir o livro de saídas. Se a empresa continua nesse mesmo patamar(sem ter autorização e obrigação), então pode-se continuar a fazer o mesmo procedimento. Mas fique atento, pois contribuinte que utiliza ECF, deve manter registro eletrônico de todas as operações.

Mauri Rocha

Mauri Rocha

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 10 junho 2008 | 21:33

Ola Nelson....

Tenho o mesmo problema que vc teve com seu primeiro cliente emissor de Cupom Fiscal (ECF) gostaria se possivel de sua ajuda nestes primeiros passos....o que deve ser retirado no final de cada mes e o que devo lançar, principalmente quais são as obrigações ascessorias junto ao fisco o que deve encaminhar a SEFAZ Posto Fiscal...como vc esta fazendo a escrituração...como fica o registro da nota fiscal paulista etc...

Grato

Mauri

cida

Cida

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 16 anos Quarta-Feira | 11 junho 2008 | 22:31

Mauri
conforme a legislação de são paulo o cliente, tem que emitir o a leitura x no inicio do dia e fechar o redução z todos os dias e final do mês emitir a leitura da memória fiscal. a escrituração tem que ser feito conforme redução Z em mapa resumo e integralização para o livro de saidas,porque qdo integralizar Ex: a leitura x tera o coo 001 e redução z coo 045.ficara como fosse feito um lançamento de talão em ordem.
Quando ao envio a sefaz a empresa ira gravar todos o registros do mês para ser enviados para o redf que sera a nota fiscal paulista

Espero ter ajudado.

maria tereza amaral cavalcante

Maria Tereza Amaral Cavalcante

Ouro DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 16 anos Sábado | 14 junho 2008 | 11:28

Bom Dia!

A empresa é optante pelo Simples Nacional, e no de 2007, o seu faturamento foi superior a 120.000,00. Deveria ter adotado a utilização da ECF em jan/2008. Atraves do processamento das declarações do simples, a firma recebeu visita do fiscal foi autuada em 2% do faturamento de 2008 e intimada a fazer a adoção do equipamento no prazo de 10 dias.

Pergunto: Com relação a multa eu tenho algum argumento para recurso?

Obrigada

Maria Tereza
maria tereza amaral cavalcante

Maria Tereza Amaral Cavalcante

Ouro DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 18 junho 2008 | 22:27

Bom Dia!

A empresa é optante pelo Simples Nacional, e no de 2007, o seu faturamento foi superior a 120.000,00. Deveria ter adotado a utilização da ECF em jan/2008. Atraves do processamento das declarações do simples, a firma recebeu visita do fiscal foi autuada em 2% do faturamento de 2008 e intimada a fazer a adoção do equipamento no prazo de 10 dias.

Pergunto: Com relação a multa eu tenho algum argumento para recurso?

Obrigada

Maria Tereza
maria tereza amaral cavalcante

Maria Tereza Amaral Cavalcante

Ouro DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 23 junho 2008 | 11:42

Bom dia, pessoal!

Tenho um cliente que faturou em 2007 R$ 142.152.00

Revenda de mercadorias: 84.152,00
Prestação de serviços : 58.000,00

Ele não quer adotar o ECF, alegando que o faturamento da revenda de mercadorias é inferior a R$ 120.000,00.

O correto não é a soma dos 2 faturamentos?

Att.

Maria Tereza
Camila Harmani

Camila Harmani

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 11:01

Bom dia!

Pessoal,

Gostaria de tirar uma duvida, tenho um cliente em Brasilia ele só é de prestação de serviço, e emite tanto nota de prestação de serviço Mod 51 como ECF, a minha duvida é como lançar correto e em qual livro, pois lanço as ECF como 5933 no Mapa Resumo e aparece no livro de saida, minha duvida é esta certo lançar como 5933 e não tenho que entregar a gia? Pois ele só é empresa de prestação de serviço não acho correto lançar como 5102 e nem tem inscrição estadual. se puderem enviar o fundamento legal.

Obrigada!

Rafael Romano Clares

Rafael Romano Clares

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 12:14

Boa Tarde!

Tenho uma dúvida quanto aos ECFS

Estou em mãos com a redução Z da empresa. Tem um cupom para cada dia.

São os primeiros ECFs que recebo desse cliente. O primeiro vem com COD: 000121, o segundo com COD: 000180

O que devo lançar, o primeiro é do 00001 até o 000121?

O segundo é do 000122 até o 000180?

Essa é a forma correta da numeração no ECF?

Rafael Romano Clares

Depto. Contábil e Fiscal

FMC CONTABILIDADE


https://www.fmccontabilidade.com.br



Antes de imprimir pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE



Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 13:14

Rafael,

O COO é a numeraçao do CF. Dessa forma, dá uma olhada primeiro na data do movimento do dia.

Na Reduçao Z , se estiver movimento do dia 03/11 provavelmente na Leitura X constará a data 03/11 no canto superior esquerdo. Dessa forma, voce deverá lançar (um exmplo tá?!):

data 03/11
serie: CF
Sub série ECF
Numero: 121
Até numero: 180

Agora, quanto aos CF de numero 1 até o 120, dê uma olhada pois voce deverá ter uma Redução Z e uma Leitura X que comprove a emissao desses cupons. Se nao tiver isso em maos, no final do mês é possivel que a empresa emita uma Memória Fiscal, lá voce terá a movimentaçao do mês todo.

Atente-se também que pode ocorrer dos primeiros CF's serem testes, e estarem juntamente com o atestado de intervenção.

Espero ter te ajudado.

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
Rafael Romano Clares

Rafael Romano Clares

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 14:03

Caroline,

Muito obrigado mesmo pelas informações.

Só demonstrando como recebi:

No dia 02, o COO inicial é 001 e vai até o 121.

No dia 03, o COO inicial é 001 e vai até o 180.

Entendeu?

Eu pensava que seguia uma ordem, por exemplo, começaria no dia 03 com a COO 122.

Rafael Romano Clares

Depto. Contábil e Fiscal

FMC CONTABILIDADE


https://www.fmccontabilidade.com.br



Antes de imprimir pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE



Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 14:05

Por acaso nao são duas maquinas de ECF? Porque o certo seria ter uma sequencia como voce mencionou.

Aqui tenho vários clientes que possuem mais de um ECF, dessa forma, as numeraçoes as vezes se confundem...

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
Rafael Romano Clares

Rafael Romano Clares

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 14:08

Exatamente, são duas máquinas!

Recebi as reduções Z diárias das duas máquinas.

São 3 dias de movimentação, foi no final de outubro.

Separei as reduções da ECF 001 e ECF 002. E estão constando assim...

É estranho vir assim? Teria que ter uma ordem numérica?

Rafael Romano Clares

Depto. Contábil e Fiscal

FMC CONTABILIDADE


https://www.fmccontabilidade.com.br



Antes de imprimir pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE



Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 14:12

Olha, aqui fica dessa forma:

Dia 02 - Maquina 1 - 001 a 120
Dia 03 - Maquina 1 - 121 a 180
Dia 04 - Maquina 1 - 181 a ...

Na Maquina 2 a mesma coisa... as reduçoes nao se misturaram? O ruim é que só vendo mesmo a redução para lhe ajudar...

O certo é obedecer a sequencia...

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 14:51

Vamos lá...

O do dia 26/10:

Deveria ter uma Leitura X ( que normalmente é tirada no começo do dia) constanto o COO. Dessa forma digamos que o primeiro cupom seria o 1...

Lançamento ficaria: 26/10 - CF 1 a 26

No dia 27/10 a mesma coisa, deveria ter a leitura X do começo do dia, dessa forma, salvo cancelamento de CF, o lançamento ficaria:

27/10 - CF 27 a 65.

Aqui, assim que chegam os cupons, eu anexo para cada leitura X uma Redução Z. Dessa forma, fica mais facil para lançar.

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 14:55

Ops, ao contrario, redução Z é tirada no começo do dia (fechando a movimentaçao do dia anterior)...

Nao se esqueça de mencionar em observaçoes os numeros dos cupons cancelados...

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 15:14

Isso mesmo. Dessa forma, é necessario que voce peça para eles enviarem o "cupom" que sai quando é cancelado. Lá nesse cupom vai aparecer a numeraçao do anterior (que é o cancelado de fato).

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 15:29

Entao, a Memoria fiscal eu solicito todo o final do mês, até mesmo para conferencia do faturamento total...

Devolvo todo o movimento e fico apenas com a memória fiscal arquivada por aqui...

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.