x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 583

Reconhecer NF só de olhar

Renato Gomes

Renato Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 20 junho 2012 | 22:22

Opa.
Boa noite, pessoal!

Estou iniciando este mês (Junho/2012) no depto. fiscal da empresa.
Sempre atuei como assistente, realizando conciliações, balancetes, DRE e afins.
Aqui na empresa, utilizamos um software bem básico, somente para escriturar as NFs mesmo, livro de Entradas,Saídas e Serviços.
Comecei digitando as notas fiscais de "Remessa", pois entendi bem fácil o processo, haja visto que não tem impostos em operação de remessa.
Minha dificuldade agora, é com as demais NFs.
Como posso reconhecer se uma NF é do Simples só bater o olho?
Porque assim, já facilita minha rotina para digitação. O que já domino por aprendizado próprio mesmo é que:
Aquisições (compras) a título de matéria-prima ou para industrialização, de cara posso aproveitar PIS/COFINS (1,65%,7,60%).
A outra dúvidaé:
O software acima citado, o digitar a chave da DANFE traz (importa) do site da Fazenda Federal todos os dados da NF.
Ao analisar os dados importados e as tabelas de CST de ICMS, PIS, COFINS e IPI fico em dúvida se uso: Isento, Imune, Sem tributação, Tributação alíquota zero. Nas (algumas) NFs consta "Não incidência" e sempre cita um artigo com código 313-Z17.

Por exemplo:
Ao receber uma NF de Remessa de Mercadoria para Conserto/Reparo
Percebe-se que não envolve tributação, mas qual das CST's utilizar? Imune, Isento, Não-tributa?

É... fiscal é cheio de "complicaçõezinhas"...

Pessoal, grato pela atenção desde já.
T+

Renato Gomes

Renato Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 20 junho 2012 | 22:27

Há alguma lógica a ser utilizada como se fosse uma "rotina" para lançamento de NFs?

Exemplo:
Um plano com desenhos de lógica/decisão (como uma diagrama/organograma), exibindo caminhos lógicos e óbvios para melhor correto lançamento destes doctos.

Outra coisa...
Para lançar as NFs do livro de Registro de Saídas, uma venda por exemplo, lanço (preencho) os campos de PIS, COFINS, IPI também?
Eu imagino que sim, porque quem irá receber a NF vai acabar por creditar-se de tais, não?

T+

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.