x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 13

acessos 4.411

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 16:14

Ana Carolina,

CFOP - Código Fiscal de Operações e Prestações, não está relacionado
com o produto em si, e sim com a operação que será realizada.

Consulte no Link CFOP os códigos disponíveis para cada operação.

Sds.

"100% focado onde houver 1% de chance"
DAVI GONÇALVES

Davi Gonçalves

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 16:17

Boa tarde Ana Carolina,

O CFOP é código fiscal de operações e prestações, sendo assim de acordo da operação que você ira fazer!!! O CFOP não esta ligado ao produto.... ok.. Nesse caso que você esta em duvida, qual é o tipo de atividade da empresa e que tipo de operação você ira realizar? Ex: Devolução, vendas, Remessas????

Att

DAVI GONÇALVES

Davi Gonçalves

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 16:54

Ok.... Ana Carolina,

É o seguinte, na atividade de comercio existe vários CFOPs, então aconselho você verificar certinho neste link abaixo, nele você terá acesso na tabela dos Códigos de Operações e Prestações.
(Os mais usados são 5.102, 6.102; verifique se é o correto para a sua operação)

http://www.sitecontabil.com.br/tabelas_praticas.htm

Obs: Você deverá também verificar pela NCM do produto, se o mesmo é substituição tributaria, que neste caso existe um CFOP especifico!!
Segue o link para a consulta da ST.

info.fazenda.sp.gov.br

Qualquer dúvida estou a disposição

Att

Adriana Silva

Adriana Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 15:27

Boa tarde,

Tenho uma dúvida, o nosso fornecedor de bobinas fatura uma nota de venda do material para mim e emiti uma nota de remessa de beneficiamento a industria que beneficia o material para nós. A industria emite uma nota do beneficiamento do material com CFOP 5.124 e CST 050 e na mesma nota consta o retorno do material com CFOP 5.902 CST 050. Pelo fato de eu ser revenda o CFOP 5.124 não esta errado? Pois eu não sou industria e nem equiparada a mesma.

Obrigada!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 16:16

Olá Adriana!

Esta operação triangular as vezes confunde mesmo, o correto é emitir estas notas de retorno e beneficiamento para o fornecedor e aí o fornecedor emite a nota de venda para a sua empresa.

Pelo que você falou, não tem faturamento do fornecedor para sua empresa.

O fornecedor emite mais alguma nota fiscal para sua empresa?

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Adriana Silva

Adriana Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 16:51

Olá Gilberto,

O fornecedor do material emite uma nota de venda pra mim e de beneficiamento para a industria que prestará o serviço de industrialização (beneficiamento). E depois a industria emite uma nota de retorno do material para mim referente o beneficiamento do mesmo.

É complicado entender esse processo.

Agradeço sua ajuda!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 4 julho 2012 | 17:59

Adriana, qual o CFOP que o fornecedor utiliza nesta nota fiscal de venda?
Se ela emite a nota de venda, as outras duas notas devem ser para o fornecedor.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Adriana Silva

Adriana Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 09:31

Bom dia Gilberto,

O fornecedor utiliza os CFOPs 5.124 CST 050 descrição REBOBINAMENTO DE MATERIAL e 5.902 CST 050 descrição FILME MONO BOPP METAL e a natureza da operação é Beneficiamento.

Att.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 09:46

Adriana, esta operação eu entendi, é o industrializador que emite estas notas, mas estou perguntando sobre o fornecedor, a nota fiscal de vendas que ele amite para você, é só da matéria prima??

Me diz uma coisa, quem paga esta industrialização? A nota com CFOP 5.124.

Para fechar esta operação que você está dizendo, a nota fiscal de venda do fornecedor tem que ser no valor da Matéria Prima que ele enviou para o industrializador.

Se for desta forma, está correto, porque vocês tem que pagar a industrialização e a materia prima.

Não tem problema a nota fiscal de industrialização ser emitida para sua empresa.

Vão dar entrada normalmente como mercadoria para revenda, sua empresa vai comercializar certo?

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Adriana Silva

Adriana Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 10:40

Desculpe entendi errado sua pergunta.

Na nota do fornecedor vem com CFOP 5.122 - Venda de produção do estabelecimento remetida para industrialização, por conta e ordem do adquirente, é só de matéria prima.

O fornecedor do matéria envia uma nota pra mim com CFOP 5.122 e uma outra para industrialização no nome da industria com CFOP 5.924 e pago a matéria prima.

Após o beneficiamento a industria me remete o material cobrando somente a industrialização e me remete uma nota com CFOP 5.124 e CST 050 e CFOP 5.902 CST 050.

Damos entrada como 1.102 Compra para comercialização.

Não sei se está certo e estou confusa sobre essa operação.

Agradeço muito a sua ajuda.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 16:27

Isso mesmo Adriana, esta operação está correta!!

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.