x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 627

Escrituração ISS

Renato Gomes

Renato Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 20:58

Boa noite, pessoal.

Recentemente, iniciei em uma nova empresa, agora, no setor FISCAL.

A princípio, me colocaram para realizar a escrituração dos livros:
Entradas
Saídas
Serviços (emitidos / recebidos)

Tem um software no computador da fábrica, que é aqui do município.
Lá, tenho de registrar TODAS as NF's de serviços que recebemos, certo?
No preenchimento, informo os dados "default", como: CNPJ, Inscr.Mun., Razão social, etc...
Depois tenho de localizar o código do serviço, Ok
Informar se o prestador é do mesmo município ou não, Ok
Daí entra a parte dos valores, que estou ficando em dúvida.

A base, vai ser sempre o valor dos serviços, depois a alíquota do município (2% a 5%).
Algumas NF's constam: Valor da NF (200) ISS(4,00) Valor Total(200)
e outras constam: Valor da NF (200) ISS(4,00) Valor Total(196)
e outras ainda tem INSS, mas apenas destacado, não altera o valor líquido a pagar (ou seja,é omesmo do principal).

Como saber se o ISS é devido no prestador ou no tomador? Ou tenho de recolher ISS sobre todo serviço tomado?

Tem um certo campo, que preciso informar se é retido ou não, e ainda se é devido na origem, ou destino.

Tudo isto me deixa confuso, e embora já tenha lido a legislaçãoe o artigo umas 4 vezes, não consigo criar a lógica para fazer a correta interpretação e escrituração.

Também estou com dúvidas quanto a escrituração do livro de Entradas.
Quando sei que uma DANFE o emissor é do SIMPLES ou não?
Se for do SIMPLES, poso me creditar do PIS/COFNS, seja para eu revender ou insumo para industrialização?

Desde já, grato pela ajuda.
T+

João

João

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Sábado | 14 julho 2012 | 21:06

Renato,

boa noite,
qual seria o serviço prestado? para observarmos o destaque do ISS, Se há retenção, embora , provavelmente ocorrerá no seua caso, de haver outras incidencias, e com relação ao seu software, precisará compreender como inserir estas informações nos campos corretos, principalmente os impostos retidos.
com relação a entrada, danfe regra geral para simples não haverá destaque dos impostos, e o fornecedor sendo do SN, nao determinara a tomada de credito pis cofins. Todavia, sugiro se aprofundar mais na escrituração e apuração para maiores esclarecimentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.