x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 11

acessos 70.372

Qual cfop dar entrada em nf remessa de vasilhame

Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 15:01

Boa tarde a todos.

Por favor, se alguém puder me ajudar eu agradeço.

A Copagaz, emite Nota Fiscal de venda para um depósito de gás, com as seguintes características:

- Botijões cheios (CFOP 5655) venda _________R$ 479,55
- Vasilhames (CFOP 5920) remessa ____________R$ 750,00

- Desconto __________________________________R$ 104,55

Valor Total dos Produtos ____________________R$ 479,55
Valor Total da Nota _________________________R$ 375,00


Com qual cfop dou entrada dessa nota fiscal? Se eu for usar o valor total da nota como faço pra dar entrada na remessa de vasilhame?


Desde já agradeço!

Otávio C. Freitas

Otávio C. Freitas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 08:04

Nayara Gouveia, bom dia!

Tratando de remessa de vasilhame você deverá dar entrada com o CFOP 1.920 (Remessa de vasilhame ou sacaria) para operação interna, e 2.920 para operações interestaduais.
Lembrando que se a CST do produto for 040, o valor deverá ser lançado no campo "Isentas de ICMS".

Att.

Otávio

Otávio C. Freitas
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 08:40

Bom dia Nayara!

Confesso que é uma situação inusitada, pois até pode se emitir uma nota fiscal com estas duas operações, mas o total da nota fiscal deve ser somado todos os itens.

Neste caso o desconto deve ser da venda, onde o valor final dos produtos vendidos ficou em 375,00, e teriam que ser somados ao item da remessa que totalizaria no final de 1.125,00.

Verifique se esta remessa foi indicada na nota somente à título de informação, e questione à empresa a base legal.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 09:46

Muito obrigada Otávio Freitas!

E Gilberto C. Olgado, nesse caso, se eu deixar do jeito que está, não tem como eu escriturar o vasilhame (750,00) correto?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 10:11

Então Nayara, esta nota tem desdobramento de 2 lançamentos com CFOPs diferentes na Escrita Fiscal, mas tem que fechar com o total da nota, o valor contábil vai ser maior que o total da nota.

Mas o item do vasilhame veio no corpo da nota fiscal junto com os produtos de venda?

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 11:15

Então Gilberto, veio do jeito que eu descrevi mesmo:

- Botijões cheios (CFOP 5655) venda _________R$ 479,55
- Vasilhames (CFOP 5920) remessa ____________R$ 750,00

- Desconto __________________________________R$ 104,55

Valor Total dos Produtos ____________________R$ 479,55
Valor Total da Nota _________________________R$ 375,00


Mas não é só uma nota, são varias, todas assim, o vasilhame com o cfop 5920 não entra no valor total da nota, gostaria de saber se vou escriturar isso, pois se eu colocar o valor total real, não tem como eu lançar esse item, você tem alguma sugestão? Lembrando que todas as notas dessa empresa que contém o item vasilhame 5920 estão assim.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 16:41

Olá Nayara,

É complicado mesmo, porque se você lançar os vasilhames o valor total da nota não vai fechar, pela forma que esta nota foi emitida o melhor é não lançar o item dos vasilhames.

Precisa ver como é a circulação destes vasilhames, porque estes vasilhames devem voltar para a Copagas e eles precisam de uma nota de retorno de remessa de vasilhames.

Se você lançar a entrada destes vasilhames, depois vai ter que emitir uma nota de retorno desta remessa quando eles retornarem à Copagas.

Talvez eles façam desta forma para depois emitirem uma nota de entrada.

Tenta entrar em contato com eles e veja melhor esta situação.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
MARIA CLAUDENIRA

Maria Claudenira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 17:15

Boa Tarde,
Estou preenchendo uma nf-e de venda de um botijão de gás vazio, minha dúvida é, qual o cfop dessa venda, e se é isento de algum imposto, pois aqui no caso não é remessa e sim uma venda para um consumidor final. Agradeço desde já a colaboração de todos!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2013 | 08:50

Bom dia Maria Claudenira!

Verifique no livro de entradas de mercadorias a nota de compra destes botijões qual CFOP foram lançados, se mercadoria para revenda (1.102/2.102/3.102) ou aquisição do ativo imobilizado (1.551/2.551/3.551).

Com isso se foi para revenda utilize o CFOP 5.102/6.102 ou se foi Imobilizado utilize o CFOP 5.551/6.551 (dentro ou fora do Estado).

Sobre a tributação pesquise aqui:
RICMS/AM

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.