x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 634

Fabio Sindorf

Fabio Sindorf

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 15:06

Bom é o seguinte gente.. trabalho em uma empresa que tem 4 lojas e 1 confecção (onde eu trabalho). Sou responsável por toda parte de notas fiscais das 4 lojas e da confecção.. minha dúvida é a seguinte: as notas de aviamentos "linhas, botões, etc.." tudo que é usado pra confeccionar as peças que são enviadas para loja tem que ser "vendido" juntamente com a mão de obra ? todas as empresas tem cnpj diferente.. e as malhas são compradas por conta e ordem da confecção pelas lojas.. só o aviamento é comprado direto pela confecção !

Conto com a ajuda de vocês! Obrigado.

Luciano Santile

Luciano Santile

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 09:11

Olá Fábio, bom dia.
Pelo que entendi, nenhuma das empresas envolvidas tem ligação, ou seja, não são filiais, são empresas independentes, correto?

A indústria cria produtos 'sob encomenda/medida' para as lojas ou 'por encomenda' para as lojas?

Pergunto isso pois se o produto é padrão e as lojas apenas encomendam x quantidade, então a operação se trata de uma 'venda de produção' e a indústria (confecção) emitirá NF com a descrição do produto acabado que está sendo negociado (100 camisetas, 100 calças, etc.)

Já se o produto for sob encomenta(específica para cada loja), existe outras 2 situações que devem ser estudadas:
a) a loja fornece os materiais;
b) a indústria fornece tudo;

Nesses casos caracteriza-se industrialização para terceiros e cada situação tem um determinado tratamento tributário.


Espero ter ajudado.
Abraços

Sempre que vc se sentir sozinho, abandonado e achando que ninguém liga para você... Atrase uma prestação...
Fabio Sindorf

Fabio Sindorf

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 09:16

Intendo.. estou resolvendo alguns problemas na empresa aqui.. todas são impresas independentes.. mais todas do mesmo dono.. oque acontece é que ele compra uma quantidade de malha por conta e ordem da confecção e distribui pra todas as lojas.. isso esta incorreto.. cada loja tem que compra seu pano pra quantidade de camisas que for entrar na loja.. o problema que estou tendo no momento é para as notas de aviamentos da própria confecção.. se eu tenho que emitir esses produtos como venda ou como uso e consumo da confecção..

Luciano Santile

Luciano Santile

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 09:27

Acho que ainda não entendi o que ocorre.

Os aviamentos são comprados pela confecção para serem vendidos para as lojas, é isso?

Ou eles são agregados aos produtos que a confeção entrega?

Tenho um cliente que faz o seguinte:

Uma empresa manda chapas de metal bruta, ele corta as chapas e solda e cobra a industrialização.

O material que ele usou nesse processo (solda, lixas, etc) entram como custo de industrialização e nem são mencionados na nota.

É que não estou entendendo o problema, creio. Más vamos conversando e com certeza resolveremos ok.

abraços

Sempre que vc se sentir sozinho, abandonado e achando que ninguém liga para você... Atrase uma prestação...
Luciano Santile

Luciano Santile

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 09:51

haaa. legal :D

Sim, na verdade devem ser incluídos, afinal a operação da confecção é a industrialização e não a venda do produto.

O produto, para o caso em pauta, é apenas um custo que deverá ser integrado ao valor da industrialização.

abraços
espero ter ajudado.

Sempre que vc se sentir sozinho, abandonado e achando que ninguém liga para você... Atrase uma prestação...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.