x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 878

Cálculo de ICMS

Rafael Di Sarli da Costa Lima

Rafael Di Sarli da Costa Lima

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 12 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 11:57

Bom dia amigos.
Será que alguém poderia me ajudar?
Estou com dificuldades para enquadrar o cálculo de ICMS em meu Plano de Negócios. Pretendo abrir um e-commerce de vendas de roupas e vestuários adquiridas de terceiros, com sede no Rio de Janeiro, a empresa será de médio porte com sistema de tributação Lucro Presumido. Precismo avaliar quanto gastarei em emissões de NFs com ICMS e gostaria de sabe se o IPI também seria pago pela minha loja.
Muito obrigado desde já!

Gilmar Ferreira Cordeiro

Gilmar Ferreira Cordeiro

Ouro DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 12 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 14:12

Rafael, boa tarde.

As alíquotas de ICMS estão previstas no art 14 do Título III do Regulamento.

Produtos texteis tem alíquota de 18% com acrescimo de 1% referente ao FECP (Fundo estadual de combate a pobreza, ou seja, alíquota de 18% passará a 19%. (apenas operações internas, operações interestaduais não há o acrescimo de 1%)


Segue resumo de aplicação de alíquotas:

I - em operação ou prestação interna: 18% (dezoito por cento)(com acrescimo de 1%);

II - em operação ou prestação interestadual que destine bem ou serviço a consumidor final não contribuinte: 18% (dezoito por cento);

III - em operação ou prestação interestadual quando o destinatário for contribuinte do imposto localizado:

1. nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e no Estado do Espírito Santo: 7% (sete por cento);

2. nas demais regiões: 12% (doze por cento);


O ICMS é um imposto por dentro, desta forma, o imposto esta incluso em sua própria base de cálculo.

Exemplo:

Valor da mercadoria: R$ 1.000,00
alíquota 19% (18% + 1% do FECP)

= 100 % - 19% = 81%
Converte para a forma decimal: 0,81

= 1.000,00 / 0,81 = 1.234,57

= 1.234,57 x 19% = 234,57 (valor do ICMS)

Subtraindo o valor do imposto do valor total, teremos novamente o valor de R$ 1.000,00.

= 1.234,57 - 234,57 = 1.000,00


Atenciosamente,

Gilmar Cordeiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.