x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 4.043

Ativo Imobilzado na DAPI

Giuliano Jose da Silveira

Giuliano Jose da Silveira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 16:20

Tenho uma Empresa que é de Minas Gerais e comprou uma máquina para o ativo Imobilizado no Estado de São Paulo, onde o valor da Base de Cálculo foi de R$25.514,42 e o ICMS 3.061,73. Como será lançado estes dados na Dapi, pois a Empresa não pode aproveitar o ICMS todo de uma vez, pois na legislação este valor deve ser particionado em 1/49. Tô com esta dúvida cruel. Helpp

VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 09:19

Bom dia Giuliano,
Aqui estou proveitando 1/48 conforme informações abaixo:

Do Crédito do Imposto

Art. 66. Observadas as demais disposições deste Título, será abatido, sob a forma de crédito, do imposto incidente
nas operações ou nas prestações realizadas no período, desde que a elas vinculado, o valor do ICMS correspondente:

II - à entrada de bem destinado ao ativo imobilizado do estabelecimento, observado o disposto nos §§ 3º, 5º, 6º e 12 a
16 deste artigo;

Art. 70 §§ 7º a 10º
Dê uma lida nos paragrafos citados, mas só para adiantar:
não é só dividir este valor po 48 vezes, tem que verificar o percentual de saídas tributadas pelo ICMS para chegar a este este valor, no DAPI você lança no campo 71, pois a legislação mudou leia também o art. 168 paragrafo único e agora não precisa mais emitir a NF de entrada.
Abra este tópico abaixo que tem a planilha de cálculo:
www.contabeis.com.br

Qualquer dúvida poste de novo

Giuliano Jose da Silveira

Giuliano Jose da Silveira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 09:41

Até ai tudo bem. E como eu coloco lanço esta da nota na dapi. Pois estou com dúvida sobre o lançmento desta. Porque não sei se no campo das entradas de outro estado, eu lanço somente o valor da Base sem destacar o ICMS, pois eu não posso aproveita lo todo.

VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 15:36

Giuliano,
Você lança a NF de entrada no campo do DAPI "Ativo Permanente" (valor contabil e outras.
Conforme art. 168 Parágrafo único. O documento fiscal relativo à entrada de bem ou componente destinado ao ativo imobilizado será escriturado no livro Registro de Entradas no período de sua entrada no estabelecimento, na coluna “Operações sem Crédito do Imposto - Outras”, lançando na coluna “Observações” a seguinte informação: “Ativo imobilizado - ICMS a ser apropriado”.

Giuliano Jose da Silveira

Giuliano Jose da Silveira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 16:01

obrigado pela ajuda. foi muito importante para mim. pois não estava conseguindo fechar o icms, agora conseguir obrigado!

talvez possa me ajudar como calcular a base de calculo do café
porque o café é 7%. mas me passaram que na nota fiscal quando lanço a base de calculo esta deve vim reduzida.mas não consegui fechar o valor do calculo da base igual quando jogo os 7%
exemplificando:
um café que custa 300,00x7% = 21,00
mas com a base reduzida que é de 41,66
não consegui chegar aos 21,00, talvez vc possa me ajudar.

mas desde já agradeço a sua atenção

VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 13 julho 2012 | 15:26

Giuliano,

Verifiquei no regulamento e a alíquota do café é 18% com redução de 61,11%:

300,00 x 61,11% (base reduzida) = 183,33
300,00 - 183,33 = 116,67
116,67 x 18% = 21,00
Pois no art. 42 do RICMS na parte de 12% não fala nada do café.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.