x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 5.043

Nota fiscal eletrônica DANFE sistema "pula" numera

Beatriz

Beatriz

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 16:54

Olá tenho uma dúvida tenho um sistema de nota fiscal eletrônica e as vezes o sistema pula numeração de notas, este ano ocorreu várias vezes, o programador desta empresa disse que isto não tem problema que é só inutilizar mas acho ele meio malandro, será que ele pode estar utilizando meu sistema para emitir notas fiscais para outras empresas sem que eu saiba?,tenho como saber? ele leva muito tempo para inutilizar tem prazo? posso levar multa? obrigada!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 17:18

Prezada Beatriz,

Durante a emissão de NF-e é possível que ocorra, eventualmente, por problemas técnicos ou de sistemas do contribuinte, uma quebra da sequência da numeração. Exemplo: a NF-e nº 100 e a nº 110 foram emitidas, mas a faixa 101 a 109, por motivo de ordem técnica, não foi utilizada antes da emissão da nº 110.

A inutilização de número de NF-e tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subsequente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e. A inutilização de número só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada).

A inutilização do número tem caráter de denúncia espontânea do contribuinte de irregularidades de quebra de sequência de numeração, podendo o fisco não reconhecer o pedido nos casos de dolo, fraude ou simulação apurados.

As NF-e canceladas, denegadas e os números inutilizados devem ser escriturados, sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente.


www.nfe.fazenda.gov.br

Beatriz

Beatriz

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 17:37

Celso,
Tenho como saber se estas notas fiscais foram utilizadas pois quando tranca uma nota fiscal ele emite por lá e só manda eu imprimir, só coloco o código PIN uma vez por dia de manhã e posso emitir quantas eu quiser ou eles por lá.
Uma nota fiscal só é inutilizada quando não foi usada é isto? não entendi...

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.