x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 4.929

Entrada de produção Agrícola

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 16 julho 2012 | 10:26

Bom dia Claudemir!

O CFOP deve ser escolhido de acordo com a destinação da mercadoria, comercialização ou industrialização:

CFOP X.101 Compra para industrialização ou produção rural (NR Ajuste SINIEF 05/2005) (Decreto 28.868/2006). Compra de mercadoria a ser utilizada em processo de industrialização ou produção rural, bem como a entrada de mercadoria em estabelecimento industrial ou produtor rural de cooperativa recebida de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.

(DECRETO Nº 28.868, DE 31/01/2006-– Efeitos a partir de 01/01/2006, ficando facultada ao contribuinte a sua adoção para fatos geradores ocorridos no período de 01 de novembro a 31 de dezembro de 2005).

CFOP X.102 Compra para comercialização. Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.

OBS: Utilizei a letra "X" porque podem ser utilizados; 1 para entradas de dentro da UF, 2 para entradas de outra UF, e 3 para importação.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Claudemir Nunes

Claudemir Nunes

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 16 julho 2012 | 18:59

Gilberto, Desculpe, nao fui claro na pergunta, queria dizer, entrada de produção, ou seja, a soja colhida para dar entrada em estoque e posterior venda, e não o produto comprado para industrialização que vai no CFOP 1.101. Tenho dúvidas quanto a obrigatoriedade quanto a emissão da NF de entrada

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 09:57

Olá Claudemir;

A produção agrícola se assemelha à produção industrial, onde são adquiridos as matérias primas e após a industrialização obtem-se os produtos finais.

O registro de notas de entradas é feito somente das matérias primas que são utilizadas para a produção, não precisa fazer nota fiscal de entrada do produto acabado.

O custo é feito através de estimativa, todo produto tem uma estimativa de custo, onde se adquire x matéria prima e se obtem xx produtos, é este o custo que é feito pela Secretaria da Fazenda.

Isto é um resumo bem simples, procure se informar no Posto Fiscal sobre a sua atividade específica.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.