x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 1.398

Produtos sujeitos a ST

Angelica Casselli

Angelica Casselli

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 09:22

Legal, Gilmar.
Entrei e consegui localizar o Livro II e os artigos, mas a busca é difícil, né?
Por que, por exemplo, estou precisando vender um produto de NCM 8471.30.19 para um consumidor final (Pessoa Jurídica), estou em SP e o cliente em CE.
Existe um local onde possa realizar uma busca por NCM?
Ou, por UF origem-destino?
Esse assunto é confuso e de difícil acesso =(
Muito obrigada!

Angelica Casselli

Angelica Casselli

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 09:38

Obrigada Lucas,
Agora fiquei confusa.
Achei, nesse próprio site informado pelo Gilmar, no ANEXO VI - SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA EM OPERAÇÕES OU PRESTAÇÕES INTERESTADUAIS - ESTADOS SIGNATÁRIOS DE ACORDOS, a TABELA XXVI - ELETRODOMÉSTICOS, ELETROELETRÔNICOS E EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA, onde em operações interestaduais, o Protocolo 19/08.
Busquei, no Confaz, para confrontar as informações e achei a NCM que procuro.
Como é venda para consumidor final (efetuamos para revenda também), sei que devo utilizar o diferencial de alíquotas (No caso 10%, já que no CE é 17% e a interestadual de SP para CE é 7%).
Ocorre quepassei pouco mais de 3 anos fora e estou ainda tentando me lembrar como essas coisas funcionam.
Gostaria de saber se essa informação que eu busquei deve ser trabalhada dessa forma mesmo.
Obrigada pela ajuda!

Gilmar Ferreira Cordeiro

Gilmar Ferreira Cordeiro

Ouro DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 15:10

Angelica, boa tarde!

Este produto é ST em SP e há protocolo com o estado do CE, conforme você mencionou.

Há três situações:

1 - quando é vendido para consumidor final (pessoa física) não contribuinte é para ser aplicado o tratamento interno. Este produto se eu não me engano tem benefício de redução para 12% e se for PPB tem para 7%. Desta forma, não destacar a ST e apenas o ICMS normal.

2 - No caso de consumidor final (pessoa jurídica) não contribuinte, não aplica-se o MVA e apenas efetua o cálculo do diferencial de alíquota.

3 - Sendo para revenda aplica o MVA e a alíquota interestadual normalmente.

Uma pergunta o seu produto tem benefício do PPB (processo produtivo básico)

Atenciosamente,

Gilmar Cordeiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.