x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 14.378

Nota Fiscal de Estorno

CHARLES JOAQUIM DA SILVA

Charles Joaquim da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 17:35

Prezados,

Recebi um caso que gostaria de compartilhar com vocês e receber comentários.

Meu cliente vez uma venda de mercadoria, mas o comprador não recebeu a mercadoria e entrou em contato com meu cliente avisando que não recebeu. Meu cliente liga para a transportadora para verificar o que aconteceu e depois de uns dias a transportadora falou que perdeu a mercadoria. Meu cliente querendo atender o comprador, faturou a segunda nota de venda e enviou nova mercadoria.
Meu cliente emitiu uma nota de devolução referente a primeira venda que a transportadora alegou ter perdido. Até aqui tudo bem. Passando algumas semanas chega na empresa o comprovante de entrega da primeira nota faturada.
Agora vem o problema. Essa primeira nota, meu cliente fez uma nota de entrada para estornar a operação, mas o cliente dele recebeu um mês depois e registrou a nota fiscal. Qual a melhor solução para o caso, visto que com a nota de entrada foi aproveitados todos os créditos.


Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 09:19

Charles Joaquim da Silva,

O seu cliente recebeu apenas 1 mercadoria, com 2 notas fiscais distintas contemplando os meus produtos.

Como você citou, ele efetuou a emissão de uma Nf de Devolução, zerando
assim uma das notas fiscais correta, o que lhe dá o direito de
aproveitamentos dos respectivos créditos.

A outra Nf está correto ele contabilizar para registrar essa
entrada no seu estoque.

Caso sua dúvida seja diferente do meu entendimento, favor retornar.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
CHARLES JOAQUIM DA SILVA

Charles Joaquim da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 09:37

Paulo,

Foi entregue duas mercadorias e o comprador registrou as 2 notas. O problema é que meu comprado emitiu uma nota de entrada(o comprador não vez nota de devolução, meu cliente que fez uma de entrada) fazendo devolução da primeira nota. Essa noda de devolução não deveria existir.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 09:52

Charles,

Neste caso ele deverá efetuar uma nota de Estorno, caso o prazo de 24h para cancelamento de Nf-e tenha sido ultrapassado.

No portal da Sef/Sc há uma abordagem sobre o procedimento de cancelamento/estorno de Nf-e após o prazo de 24h.

Segue link: Cancelamento de Nf-e após 24h

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Caroline Medunic

Caroline Medunic

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2012 | 17:11

E para o Estado de São Paulo? existe alguma Instrução legal?

"As empresas são sistemas orgânicos, e se não mudam correm o risco de morrer."
”Se quiser ter orgulho de si mesmo, então faça coisas das quais possa se orgulhar. "
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2012 | 17:30

Caroline Medunic,
Boa tarde!

O prazo é igual em todo território nacional.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Chana Carina Pisetta

Chana Carina Pisetta

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 09:07

Bom dia.
Meu cliente fez uma venda, porém essa venda não se concretizou, então ele mesmo fez uma nota fiscal de devolução cfop 1202, porém em vez de colocar o cnpj do cliente ele fez a nota com o próprio cnpj. Como fazer para estornar essa nota fiscal?

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.