x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 4.552

Livro de Saída (Termo de abertura e encerramento)

Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 15:23

Boa tarde a todos!

Estou com a seguinte duvida, a contabilidade de um certo cliente meu era feita em outro escritório e esse escritório imprimia somente os livros de entrada e em cada mês no livro de entrada em baixo tem o valor total do faturamento.

1º Por ter discriminado o valor total de faturamento no livro de entrada, pode dispensar a impressão do livro de saída?

2º Meu sistema não tem essa opção, então eu imprimi os livro de entrada e saída, agora preciso saber, no termo de abertura e encerramento, coloco que numero no livro de saída?


Weslley Feitosa de Moura

Weslley Feitosa de Moura

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 15:46

Boa tarde Nayara!

A empresa exerce atividade de Comércio, indústria e correlatas, não está dispensada da impressão do Livro Registro de Saídas. O art. 213 do RICMS/2000 prevê o Registro de Saídas e o Art. 215, diz a respeito de como deverá ser feita esta escrituração. Também deverá constar nos termos de abertura e encerramento o nº do Livro.

Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida, estou a disposição!

Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 15:56

E nesse caso, que o escritório não imprimia o livro de saída?
A empresa é comércio, ano da abertura 2008, então ficou assim:

ano 2008 - Registro de entrada 001
ano 2009 - Registro de entrada 002
ano 2010 - Registro de entrada 003
ano 2011 - Registro de entrada 004 (Jan a Jul/2011)

Em todos eles exemplo:

No final da escrituração de janeiro/2011, está o valor total do faturamento jan/2011
No final da escrituração de fevereiro/2011, está o valor acumulado do faturamento de jan e fev/2011 e assim por diante...

E agora de Ago a Dez/2011 imprimi os registros de entradae também o de saída.
De entrada seria 005 correto? e o de saída também dou continuação (005) ou por eles nunca terem impresso eu coloco 001???

Por favor me ajudem!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.