x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 626

Documento Fiscal para MEI

Maicon Souza

Maicon Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Informática
há 12 anos Segunda-Feira | 30 julho 2012 | 17:20

Olá,

Já pesquisei pela internet - e pelo próprio site exclusivamente, em busca de uma cenário em que eu possa me enquadrar, mas não achei.

Pois bem, sou um recém - formalizado - "Comerciante de equipamentos e suprimentos de Informática", pelo Portal do Empreendedor, que utiliza a Intenet como meio e, sendo assim, um documento fiscal enviado junto ao produto, além de causar uma boa impressão ao cliente, evita qualquer problema, tais como apreensão do produto...

Sei que não sou obrigado a emitir nota fiscal para Pessoa Física, mas existe algum outro meio de enviar algum tipo de documento fiscal para o cliente? Mesmo um cupon que tenha a mesma valia...?!

PS: no mundo ideal existe uma ferramenta "baixável" no site da Fazenda, que possibilita este faturamento - tipo NFe, cobrando uma taxa módica.



Agradecendo o apoio,

Maicon Souza

Ivan Pimentel

Ivan Pimentel

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 30 julho 2012 | 17:29

Boa tarde Maicon, que eu saiba suas opções com validade fiscal são, NF M-1 (talão grande), Cupom Fiscal acompanhado da M-1 ou a NFE, pois as mesmas lhe resguardam a nível de transporte e resguardam o cliente a nível de garantia pois nelas podem se constar nº de série da peça e etc.
Eu lhe aconselho usar a M-1, se não for trabalhar com órgão Público ou vender para fora do estado o que obriga utilização do NFE.
Se quiser auxilio de como conseguir os mesmos posso tentar, pois não sei se o procedimento em SP é o mesmo do RJ, por aqui, tenho bastante conhecimento no assunto.

Abraços,

Ivan Pimentel

MAICON ALVES SOUSA SANTANA

Maicon Alves Sousa Santana

Prata DIVISÃO 1, Diretor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 30 julho 2012 | 17:31

Boa tarde, realmente você não é obrigado e emitir NF, mas também não é proibido.Para vendas para PF, o documento fiscal correto para esse caso, seria uma NF de venda a consumidor-final, como provavelmente, irá ter vendas interestaduais, o mais coerente seria emitir uma NFEletrônica, os únicos documentos fiscais que poderia emitir seriam, esses, mas, para confirmação final, consulte a SEFAZ de seu estado.
Abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.