x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 666

ICMS Sobre Compras

CARLOS FREDERICO GOMES PEROBA

Carlos Frederico Gomes Peroba

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 08:30

Ola Bom dia,
tem uma empresa que e optante pelo simples nacional, e a atividades dela e supermercado a minha duvida e?

base de Calculo do ICMS - R$ 7.200,00
Valor do ICMS - R$ 864,00
Valor do Produto - R$ 7.200,00
Valor da Nota fiscal - R$ 7.200,00

Gostaria de saber se tenho que fazer uma guia separadamente e recolher esse 864,00, pois e simples nacional e a forma de contabilização desta situação.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 17:34

Almir dos Santos Trindade,

As empresas do Simples Nacional, dependendo do seu Estado, deverão recolher o Icms por ST ou na aquisição de uso consumo/ativo imobilizado.

No seu exemplo exposto, do meu ponto de vista, essas informações
são informações obrigatórias de destaque na Nf de venda do seu Fornecedor, porém você ao dar desta Nf, o seu estoque será composto
pelo valor de 7.200,00 pois o Simples Nacional não permite o aproveitamente de crédito de Icms.

Caso meu entendimento tenha sido diferente favor comunicar.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 17:40

Almir, empresas do simples o pagamento é unificado em uma unica guia do simples nacinal, não deverá ser pago em separado e tambem não paroveitará os creditos da NF. O que pode cobrar em separado é ST quando feito em postos fiscais.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 08:50

Almir dos Santos Trindade,


A contabilização da operação de compra de mercadoria decrita por você é a seguinte:

D- Estoques
C- Fornecedores / Caixa / Banco

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.