x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 1.142

lançamento nf pessoa fisica

Lunardo Fagundes

Lunardo Fagundes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2012 | 09:31


Monica,

O Princípio da Entidade versa justamente sobre o cuidado ou sobre a relevância em entender que as “coisas” da empresa não devem e não podem ter relação com as “coisas” dos donos ou sócios. Mas o que se vê é totalmente o contrário.

O que você pode fazer neste caso é o seguinte, acredito que ai ele deve ter comprado mercadorias na pessoa física, então não podemos registrar na empresa conforme observado pelo principio da entidade, se acontecesse comigo faria da seguinte forma emitiria neste caso uma nota dando entrada desta mercadoria na empresa, ou seja comprando da pessoa fisica, para poder registar esta compra.

Att,

Lunardo Fagundes 
Lunardo Fagundes

Lunardo Fagundes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2012 | 09:57

Ivan se é pessoa juridica de que forma ele venderia sua mercadoria como pessoa fisica? Nota Avulsa, recibo? que documento ele utilizaria? Monica, se o caso acima foi venda e não compra como achei que era, tem que verificar a questão do estoque, esta mercadoria que ele vendeu foi comprada no CNPJ ou CPF, se foi no Cnpj tem que emitir nota fiscal de venda e desconsiderar qualquer outro documento emitido pelo pessoa fisica.

Att,

Lunardo Fagundes 
Ivan Pimentel

Ivan Pimentel

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2012 | 10:04

Bom dia Lunardo, entendo por "tirar nota", emitir, independente do meio utilizado, porém, se a compra foi feita pela PJ concordo com você, mas acho que a colega deveria explicar melhor o que aconteceu.

Att,

Ivan Pimentel

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2012 | 11:11

Bom dia caros colegas e amigos!

Esta questão vai de encontro com a relação contador/empresário, onde o contador deve orientar o cliente deste a abertura da empresa sobre quais os procedimentos à tomar quanto à emissão de notas fiscais, compras de mercadorias e aquisição do ativo imobilizado.

Com isso pode-se evitar este tipo de problema, bem como outros que poderão ocorrer, como controle de livro caixa e contas correntes.

Abraços.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Ivan Pimentel

Ivan Pimentel

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2012 | 11:37

De pleno acordo... eis a importância da reunião de primeiro contato contador/cliente, onde são apontados detalhes quanto a forma de trabalho tanto do cliente quanto do contador, partindo sempre do princípio onde o contador tem o papel de instruir seu cliente como proceder diante das operações diversas do dia-a-dia, visando sempre que, independente da firma ter 20 anos ou 2 meses de funcionamento, as normas e procedimentos mudam sempre e constantemente e mante-los atualizados e devidamente instruídos é exatamente nosso dever.
(Se seu cliente passar o mês todo sem entrar em contato com você alguma coisa esta errada rsrsrsrsrs).

Abraços,

Ivan Pimentel

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.