x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 1.141

Pronta Entrega + NFe: procedimento?

Leonardo Eidy Takahata

Leonardo Eidy Takahata

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a) Eletricista
há 12 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2012 | 09:19

Olá, antes de tudo gostaria de informar que pesquisei bastante antes de postar este tópico e não achei a resposta de maneira clara e COMPLETA para minha situação, apenas fragmentos de informações que reuni.

Tenho uma distribuidora de produtos alimentícios que trabalha com PRONTA ENTREGA, ou seja, o caminhão sai carregado, vai passando pelos clientes, tirando pedido, e já descarregando os produtos. Isso era feito com talão de nota apenas. No entanto vários supermercados já não estão aceitando mais notas A-1, eles pedem o XML (NFe) , com isso estou perdendo clientes.

Tenho dúvidas no CORRETO procedimento neste tipo de venda, combinado com NFe. Por favor analisem o que conclui até o momento:

1) Antes de um caminhão sair, emite-se uma nota de remessa para que o vendedor possa transitar com essas mercadorias. o CFOP é o 5.415 (se a mercadoria for com ST) e, 5.904 (para mercadorias sem ST).
PERGUNTA: Esta nota é emitida eletronicamente utilizando o DANFE para fins de fiscalização ou é necessário utilizar uma nota A-1?

2) O caminhão com o vendedor sai portanto, levando consigo a nota de remessa + as mercadorias para posterior revenda.

3) No cliente o vendedor tira o pedido e o ajudante descarrega os produtos. Anteriormente era emitida manualmente uma nota A-1.
O que sei até agora é: "na nota fiscal de venda que o vendedor fizer, ele ira emitir a nota fiscal no CFOP 5.405 (para mercadorias remetidas no CFOP 5.415) e 5.102 (para mercadorias remetidas no CFOP 5.904). obs.: em dados complementares das notas que ele emitir ele ira se referir ao numero da primeira nota e a data dela. ou seja, em cada nf que ele emitir ele ira se referir a nota de remessa dessa mercadoria. "nota fiscal emitida conforme nota fiscal de remessa para venda ambulante nºxx data xx/xx/xxxx"
PERGUNTA: No entanto, como o vendedor emite a NFe NO ESTABELECIMENTO, ou se isso não é possível, qual o procedimento correto uma vez que o departamento fiscal com o emissor NFe fica na empresa? Teria de ter um sistema de venda com comunicação eletronica (PDA) com o departamento fiscal da empresa para transmitir on-line o pedido e gerar a NFe?

4) No retorno à empresa, para as mercadorias que não foram vendidas, emite-se emitida uma nota fiscal de entrada no CFOP 1.414 (mercadorias com ST) e 1.904 (mercadorias sem ST).
PERGUNTA: Esta nota é emitida eletronicamente utilizando ou é necessário utilizar uma nota A-1?

Agradeço muito a atenção e às pessoas que puderem me ajudar respondendo.

Leonardo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.