x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 2.901

Escrituração Fiscal

SUETE

Suete

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 15:36

Gostaria de saber se devo escriturar no Fiscal o pagamento de aluguel da sede da empresa. Em caso positico como devo proceder ? Devo escriturar o pagamento de imposto no Fiscal ? Alguém pode me informar quanto algum manual de escrituração fiscal ? Caso tenha pode ceder o mesmo ?

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 16:25

Suete,
não sei se entendi, mas escriturar no livro registro de entrada?
se for isso, não precisa, sendo uma despesa faça o lançamento na contabilidade, na escrita fiscal fará somente os registros de notas fiscais de entrada de mercadorias e de alguns serviços tomados sujeitos ao icms, como transporte, energia elétrica ( se for industria) , etc..
note que as notas fiscais de venda d-1 ( consumidor) não deverão ser lançadas , somente contabilizadas
espero ter ajudado
abraço,
Ana

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
SUETE

Suete

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 17:04

Sim me ajudou muito, agora me esclareça por que as NF D1 não deverão serem lançadas ? Posso lançar a conta de telefone ? Pois incide ICMS. Qual é a NF de saíde que devo realizar o lançamento fiscal ? Muito obrigado pelo esclarecimento!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2012 | 08:35

Bom dia Suete!

Utilize uma ferramenta poderosa do Fórum que se encontra logo acima: Faça uma pesquisa.

A sala correta para colher estas informações é a sala de Legislações Estaduais e Municipais, onde você vai encontrar todo o material à respeito.

Boa sorte e bom trabalho.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2012 | 09:29

Boa dia amigos.

estou com a seguinte dúvida.

como faço para lançar na escrita fiscal despesas com Pedágio, e manutenção de veículos desde já agradeço a atenção de todos.

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2012 | 09:42

Suete,
as notas d-1 não são escrituradas pois não discriminam os produtos detalhados e é usada para pequenas despesas; conta de luz, telefone, mesmo com icms não são todas empresas que podem se creditar do icms, leia a decisão normativa 01/2001 que orienta acerca do direito a crédito do icms nos insumos, se a empresa não se encaixa nessa decisão então deverá ser lançada somente na contabilidade como despesa.
já a nf de saída você tem que escriturar todas.
Maria Ap.
Pedágio e manutenção de veículos são lançados somente na contabilidade.

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2012 | 11:25

Só complementando a resposta da Ana Zilia, sobre despesas com manutenção; notas fiscais de oficinas sem inscrição estadual não precisam ser lançadas na escrita fiscal, somente na contabilidade, mas se forem notas fiscais com inscrição estadual devem ser lançadas, inclusive de peças e assessórios.

Vale lembrar que não se pode tomar o crédito de ICMS sobre estes lançamentos no Livro de Reg. de Entradas.

As empresas devem ser orientadas à exigir que seus fornecedores emitam nota fiscal Modelo 1, 1A ou 55, não aceitando assim a emissão de nota fiscal modelo D-1.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.