x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 2.009

Notas fiscais de Garantia e Conserto.

Ana Paula Mafra

Ana Paula Mafra

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 14:32

Olá pessoal,

Trabalho em uma empresa Catarinense de Implementos Rodoviários no setor de faturamento. Sou novata no cargo. Somos prestadores de servicos também. Possuímos uma Oficina na empresa que realiza servicos em veiculos pesados.Tenho duas dúvidas a respeito de emissão de Notas fiscais. A primeira seria:

1. Prestamos servicos, grande parte deles possuem garantia, e normalmente as garantia são efetuadas juntamente com mão de obra. As Nf de garantia que emito são somente de peças com a CFOP 5949. Já a mão de obra utilizada nesse servico, como devo proceder?

2. Gostaria de saber também se, NF de garantia e de conserto incidem impostos? Conversei com alguns contadores e me falaram que não incidem, mas ainda não ficou claro e estou com duvidas.

Agradeço a compreenção e aguardo resposta.

Att,
Ana Paula Mafra
Cusando Ciencias Contábeis

Att,

Ana Paula Mafra
Cursando Ciências Contábeis
Ana Paula Mafra

Ana Paula Mafra

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 15:05

Não. Remessa para Conserto(5915 conserto e/ou reparo do produto sem fatura) e Outras saidas/simples remessa em garantia (5949 - produto que quebrou que esta na garantia que irá ser enviado um novo ao cliente sem ser ser cobrado)

Att,

Ana Paula Mafra
Cursando Ciências Contábeis
Claudio Couto Jr.

Claudio Couto Jr.

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 15:11

Boa Tarde Ana Paula...

Se você cobra pelos serviços prestados, deverá emitir NF de Serviço CFOP 5933 e atentar a legislação Municipal para saber como proceder sobre o ISS.

Att.

André de Souza Miranda

André de Souza Miranda

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 15:11

Na entrada da peça defeituosa, a ser substituída, deverá emitir nota fiscal, sem destaque do imposto. O referido documento fiscal deve conter, no mínimo, as seguintes indicações:

(i) discriminação da peça defeituosa;

(ii) o valor atribuído à peça defeituosa, que será equivalente a 10% (dez por cento) do preço de venda da peça nova praticado pelo estabelecimento ou pela oficina credenciada ou autorizada;

(iii) o número da ordem de serviço ou da nota fiscal - ordem de serviço;

(iv) o número, a data da expedição do certificado de garantia e o termo final de sua validade.

André Miranda
Analista Fiscal
[email protected]
Ana Paula Mafra

Ana Paula Mafra

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 15:40

Vou descrever como é o processo.

O cliente veio ate a empresa, solicitou um servico de reparo no veiculo. Servico efetuado, foi utilizado óleo, parafusos... e as horas de mão de obra. emito a Nf de venda e a de mão de obra e pronto. O servico, possue um periodo de garantia, e nesse periodo, ouve um
vazamento de óleo por exemplo no local onde foi feito o reparo, e o cliente retornou a empresa para novamente consertar o problema. o Servico foi usado um litro de óleo, e 2 horas de mão de obra por exemplo. Como estava na garantia eu normalmente emito uma NF de garantia (5949) das peças (oleo) que foi utilizado no servico e a de mão de obra o que eu faço?

Att,

Ana Paula Mafra
Cursando Ciências Contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.