x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 2.431

Escritucação

Pedro Guilherme de Souza Filho

Pedro Guilherme de Souza Filho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 17:03

Olá, boa tarde

Existe uma situação que estou em dúvida.

Tenho um cliente (pousada) que me enviou uma nota fiscal de compra de vasos sanitarios e assentos sanitarios, utilizados em reforma. A minha duvuda é qual CFOP será classificado a compra desses materiais. É materiais de uso e consumo, materiais do ativo imobilizado, outras entradas, etc.

Grato

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 18:27

Olá boa tarde!

Vale lembrar que neste caso, uma reforma, tem que verificar todo o gasto com material e mão de obra, não é somente o registro de parte do material que deve ser avaliado.

Se a reforma for de valor significativo e realmente alterar o prédio, agregar valor, precisa imobilizar, abrir uma conta no ativo de imobilizado em andamento e registrar todas as notas fiscais com entrada na escrita fiscal no CFOP 1.551 - Compra de bem para o ativo imobilizado.

Agora se não for esta situação, deve-se lançar na escrita fiscal com CFOP 1.556 - Compra de material para uso ou consumo, podendo lançar na contabilidade em conta de Manutenção de Imovéis ou Prédios.

Deve-se evitar lançar no CFOP 1.949 - Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada, pois estas despesas tem especificação.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.