x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 13.687

Mistura de tintas "sistema tintométrico"

Jayme Araújo

Jayme Araújo

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 17 anos Sábado | 8 setembro 2007 | 19:12

Boa noite a todos os participantes.

Como faço para regularizar o estoque quantitativo dos pigmentos (normalmente em embalagens de 01 kg), colocado nas máquinas de misturar tintas (preparação da tinta na cor desejada pelo consumidor).

Nota: a tinta preparada para o consumidor é composta da base (embalagem de 18 kg) e pequenas porções de pigmentos.

A nota fiscal sai assim: (CFOP 5403, Tinta XXX, quantidade Lata de 18 kg, Valor R$ yyy,yy

Meus agradecimentos antecipadamente.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Domingo | 9 setembro 2007 | 09:10

Assim como as entradas dos produtos deve ser feita através da nota fiscal de compra, a saída dos estoques devem ser através de requisições de consumo. As requisições devem ser efetuadas pelo chefe de setor, anotando o centro de custo onde o produto será utilizado. Isto quer dizer que no seu caso, poderá ser requisitado uma quantidade razoavel de tinta para fazer as misturas e a medida que forem sendo necessárias mais cores, se fará a requisição daquela cor para reposição das tintas utilizadas nas regargas ao consumidor.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Jayme Araújo

Jayme Araújo

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 17 anos Domingo | 9 setembro 2007 | 18:18

Caro Luiz José

Boa Noite.

Talvez não fui claro o suficiente na pergunta inicial!

Na compra da indústria para comercialização a Nota Fiscal de entrada é lançada no fiscal com o CFOP 2403, e a título de exemplo, contém as seguintes mercadorias:

a ) Base Látex PVA - quantidade 15 latas de 18l.
b ) Colorante ref 1314 - quantidade 02 tubos de 01 l;
c ) Colorante ref 1313 - quantidade 02 tubos de 01 l;
d ) Colorante ref 1308 - quantidade 01 tubo de 01 l;
e ) etc.

Inicialmente, quando a máquina de preparar a tinta é carregada ela recebe os tubos (1 l) de colorante, em todas as cores (12 cores).

A partir daí é manipulada a tinta na cor "Y" que o cliente escolheu, adicionando à base látex PVA de 18 l, alguns mililitros, ou menos, de colorantes diversos, para se chegar à cor "y", do cliente.

Quando a tinta na cor "y" é entregue ao cliente é emitida a nota fiscal com a seguinte descriminação:

NF nº. zz - Venda CFOP 5403 - 01 lata de 18 l - Tinta látex PVA cor "Y".

Na formação do preço da tinta "Y" entra o custo da base, dos colorantes e demais componentes do preço.

Questão em pauta.

Na nota fiscal da venda da tinta "y" não temos condições de relacionar os colorantes e as quantidades utilizadas na manipulação da tinta, pois, em sua maioria, são quantidades ínfimas, de cores variadas e valores diversos.

Os tubos de colorantes colocados inicialmente na máquina de tinta vão sendo utilizados e repostos na medida do consumo.

Pergunta.

Como dar baixa no estoque para registrar a saída dos Colorantes, já que eles estão contidos na tinta "Y" registrada pelo CFOP 5403?


Seria o caso de dar baixa dos tubos de colorantes, quando estes forem colocados na máquina de preparar tinta, com emissão de Nota Fiscal com o CFOP 5494 (Regularização de estoque ref. mercadorias vendidas pelo CFOP 5403), já que não existe CFOP especifico e efetuar os lançamentos contábeis pelas contas de compensação, pois as mutações patrimoniais já foram registradas quando da compra e venda.

Obrigado.

E meus sinceros agradecimentos.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Domingo | 9 setembro 2007 | 20:18

Como dar baixa no estoque para registrar a saída dos Colorantes, já que eles estão contidos na tinta "Y" registrada pelo CFOP 5403?


Nesse caso deve ser aberta uma conta no grupo Estoques com o título "Estoques de Tintas em Elaboração" ou outro similar e pelas requisições de tintas, debita-se esta conta e credita-se os Estoques. A sistemática consiste em lança nessa conta
os colorante de todas as cores usadas pela maquina que mistura as cores.

Quando a tinta na cor "y" é entregue ao cliente é emitida a nota fiscal com a seguinte descriminação:

NF nº. zz - Venda CFOP 5403 - 01 lata de 18 l - Tinta látex PVA cor "Y".

Na formação do preço da tinta "Y" entra o custo da base, dos colorantes e demais componentes do preço.


Nesta ocasião faz-se um lançamento dando baixa na conta Estoque de Tintas em elaboração, usando o custo base dos colorantes e demais componentes do preço. Na pratica ficaria assim:

1-Pelas requisições de tintas (as cores necessárias para produzir uma nova cor)
DEBITO - TINTAS EM ELABORAÇÃO (AC)
CRÉDITO- ESTOQUES DE TINTAS (AC)

2-Pela produção de uma nova cor, solicitada pelo cliente.
DEBITO - CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS (CR)
CREDITO - TINTAS EM ELABORAÇÃO (AC)

... já que não existe CFOP especifico e efetuar os lançamentos contábeis pelas contas de compensação, pois as mutações patrimoniais já foram registradas quando da compra e venda.


Não é o caso.

Sds.

Luiz José

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
karen cristina santana barbosa

Karen Cristina Santana Barbosa

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 15:41

Senhores, uma duvida, essas empresas que trabalham com essas maquinas de tintometricos (tintas manipuladas), sao comercios de Tintas.
Observo sempre essa dificuldade no controle de estoque, uma vez que compro mercadorias para revenda, e transformo digamos, 3 ou 4 dos meus produtos em um só (uma tinta com 3 pigmentos por exemplo), a esse produto transformado dou outra denominação. Como proceder nesses casos? Posso baixar produtos por requisições no meu estoque, mesmo minha operação nao sendo industria? Como faturo uma venda da tinta resultante da manipulação? sendo que nao terei este item cadastrado como compra.

Alguem com experiencia nessa área, favor me ajude!

Desde já agradeço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.