x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 1.273

Realização de servico da empresa para ela mesma.

Ana Paula Mafra

Ana Paula Mafra

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 18:02

Boa tarde pessoal.

Como ja expliquei a vocês trabalho em uma empresa de Implementos Rodoviários, onde a mesma possui uma mecânica que presta serviços (mão de obra). Possuimos caminhões (imobilizado da empresa) empilhadeiras... onde os mesmo necessitam de manutenção, e quem efetua essa manutenção somos nós mesmo. Um contador me passou para que fosse efetuado esses servicos (da minha empresa para a minha empresa) da seguinte maneira: emito a nota fiscal da minha empresa para ela mesma, com a CFOP 5949 não destancando tributos e destacando nas observações " manutenção de tal veiculo da empresa tal (a minha no causo), e, quando o servico possui mão de obra? No momento só faço essas notas ai de simples remessa para dar baixa no estoque, e a mão de obra utilizada no serviço não faço nada, apneas coloco numa planilha o quanto foi gasto de mão de obra. Ebntão, o que faço com essa nota de "mão de obra" ja que as peças são feitas com a 5949?! não posso fazer com 5933 porque não é uma venda.

Estou em duvida a respeito disso, se ate então estou fazendo o certo, ou qual é o verdadeiro procedimento correto?!


Fico no aguardo. Obrigada!

Att,

Ana Paula Mafra
Cursando Ciências Contábeis
JOAO VANDERLEI SCARDUELLI

Joao Vanderlei Scarduelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 18:09

Olá Ana Paula
Nunca houvi falar de emitir NF para ela mesma. Nesse caso entendo que o setor de manutenção é apenas um local que gera custo para a empresa. Não entendo que deva emitir NF. Apenas deve ser feita a contabilização dos gastos nesse setor como custos ou despesas, dependendo do plano de contas.

Joao Vanderlei Scarduelli
contador
RISA Contabilidade
Ana Paula Mafra

Ana Paula Mafra

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 18:31

Pois é, eu achei um pouco estranho. O contador me falou para fazer assim para dar baixa em estoque, e tbm porque era uma manuntenção dela para ela mesma. E são uns 7 serviços por mes dos nosso imobilizados ou seja umas 7 notas que eu faço da minha empresa para a minha empresa com 5949.

agora fiquei meia indecisa :S

Att,

Ana Paula Mafra
Cursando Ciências Contábeis
JOAO VANDERLEI SCARDUELLI

Joao Vanderlei Scarduelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 18:40

Ana Paula
Ainda bem que você tem dúvidas. Esse é o único caminho para se começar a ter segurança.
Aguarde outras opiniões de membros mais antigos do FORUM, que com certeza suas dúvidas serão esclarecidas.

Joao Vanderlei Scarduelli
contador
RISA Contabilidade
MARQUINHOS

Marquinhos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 22:05

Ana Paula...
o seu contador não esclareceu como emitir essa nota fiscal:

Se no caso, fosse produtos em estoque destinados à revenda que são deslocados para uso/consumo interno, o correto é fazer uma Nota Fiscal com CFOP 5.557 e a registrar nas entradas com CFOP 1.557; caso o produto tenha sido recebido com créditos de tributos a recuperar, nas guias de apuração de tributos estes devem ser estornados.

Mas acredito que forma correta seria fazer o rateio dessas horas de mão de obra, para este centro de custos onde está sendo utilizados o bens, e emitido a NF no caso de material.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.