x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 10

acessos 16.929

Classificação CNAE

Gisele Lima

Gisele Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 12:45

Boa tarde

Trabalho com pratos, copos em vidro, descartaveis e outros materiais, talheres, faqueiros, panelas e itens para cozinha.

O CNAE 4713-0/02 - Comércio varejista não especializado, sem predominância de gêneros alimentícios, de miudezas e quinquilharias - Comerciante de miudezas e quinquilharias

Descrição no CONCLA - Comissão Nacional de Classificação:

Subclasse 4713-0/02 LOJAS DE VARIEDADES, EXCETO LOJAS DE DEPARTAMENTOS OU MAGAZINES

Notas Explicativas:

Esta subclasse compreende:

- o comércio varejista não especializado sem predominância de gêneros alimentícios em estabelecimentos de pequeno porte que oferecem miudezas, quinquilharias e outras mercadorias variadas


Esta subclasse compreende também:

- o comércio fora de lojas não-especializado via internet, telefone, catálogo, etc.

Sendo assim minha atividade fica enquadrada no CNAE 4713-0/02???

Alexandre Ferreira dos Santos

Alexandre Ferreira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 11:07

Bom dia!

Pela descrição feita pela Gisele anteriormente, eu acredito que o codigo informado pela colega Triciane, realmente seria o mais apropriado, pois consegue ser um tanto mais especifico:

Subclasse 4759-8/99 COMÉRCIO VAREJISTA DE OUTROS ARTIGOS DE USO PESSOAL E DOMÉSTICO NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE
Lista de Atividades...
Notas Explicativas:

Esta subclasse compreende:

- o comércio varejista de:
- artigos para habitação de vidro, cristal, porcelana, borracha, plástico, metal, madeira, vime, bambu e outros similares - panelas, louças, garrafas térmicas, escadas domésticas. escovas, vassouras, cabides etc.
- artigos de cutelaria
- toldos e similares
- papel de parede e similares
- sistema de segurança residencial não associado a instalação ou manutenção.

A disposição.

Gisele Lima

Gisele Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 11:35

Olá Triciani e Alexandre Ferreira dos Santos, agradeço imensamente pela indicação

Esqueci de mencionar que sou MEI, O CNAE informado acima consta na Lista do Portal do Empreendedor Individualporém apenas descreve a atividade de:
Comerciante de artigos de cutelaria - Comércio varejista de artigos de cutelaria. Fico em dúvida se o fisco entenderá, verificando a condição de MEI, o código 4759-8/99 para todas as atividades que vocês mencionaram. O que voces acham?

Estive verificando e irei acrescentar juntamente ao 4713-0/02:

CNAE 4713-0/02 - Comércio varejista não especializado, sem predominância de gêneros alimentícios, de miudezas e quinquilharias - Comerciante de miudezas e quinquilharias

4759-8/99 - COMÉRCIO VAREJISTA DE OUTROS ARTIGOS DE USO PESSOAL E DOMÉSTICO NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE (ou Comerciante de artigos de cutelaria na condição MEI)

4789-0/99 - Comércio varejista de embalagens - Comerciante de embalagens
Descrição no CONCLA: artigos para festas (exceto embalagens em papel e papelão)


Iremos trabalhar com copos, pratos descartaveis e similares também




Alexandre Ferreira dos Santos

Alexandre Ferreira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 11:45

Gisele, é uma alternativa...como a descrição das ativadades do SIMPLES são um pouco mais sucintas, você pode ir amarrando as outras atividades relacionadas, o fisco geralmente não cria problemas, quando o empresário amarra estas informações com o intuito de realmente abranger os negocios da empresa.

Da maneira que vc mencionou anteriormente, no meu ponto de vista não há problemas em ser feito desta forma.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 16:41

Olá Gisele Boa tarde!!!

No Portal do Empreendedor Individual, o CNAE 4759-8/99 aparece em uma listagem por 5 vezes com atividades diferentes,conforme mecionado abaixo:

- Comerciante de artigos de cutelaria
- Comerciante de artigos para habitação
- Comerciante de sistema de segurança residencial
- Comerciante de toldos e papel de parede

Entendo que o fisco considerará o CNAE não só para cutelaria e sim para todas as atividades contidas nesse código.

Acho que seria interessante você analisar essa opção:


4759-8/99 COMÉRCIO VAREJISTA DE OUTROS ARTIGOS DE USO PESSOAL E DOMÉSTICO NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE (artigos para habitação de vidro, cristal, porcelana, borracha, plástico, metal, madeira, vime, bambu e outros similares)

Quanto ao CNAE 4789-0/99 acho que você deveria acrescentá-lo se você vai trabalhar com esse tipo de atividade também.

Espero ter ajudado!!!

Jupira Lucas

Jupira Lucas

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 17:08

Gisele,

Só toma cuidado em colocar esses CNAEs genericos "outros", que dependendo de quem analisa pode ser indeferido. Procura então colocar um CNAE que se aproxima da atividade que a empresa realiza. Justamente para não correr o risco de ser indeferido.

JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI
(Contabilista em Campinas-SP)
Gisele Lima

Gisele Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 18:25

Muito obrigada Alexandre Ferreira dos Santos e Triciane vocês me ajudarão muitão!!!
Jupira Lucas Zucchetti agradeço sua observação, vou praticar, estou muito agradecida mesmo.

Desejo uma excelente semana a voces

Gisele Lima

Gisele Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 13:15

Surgiu mais uma duvida,

o fato de utilizar do canae 4789-0/99 - Comércio varejista de embalagens -

Estarei limitada ao varejo, como faço para vender no atacado?

Gisele Lima

Gisele Lima

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 14:07

Boa tarde!

Já estou finalizando a escolha dos Cnaes para atualização dos dados na junta comercial.

Considerando que irei vender produtos para cozinha (pratos, copos, panelas, panelas de pressão, talheres, faqueiros, tuppeware, jogo de jantar etc) e festas (produtos descartaveis,)por favor me ajudem a ver se a seleção esta correta:

4713-0/02
LOJAS DE VARIEDADES, EXCETO LOJAS DE DEPARTAMENTOS OU MAGAZINES
LOJAS DE VARIEDADES (MIUDEZAS E QUINQUILHARIAS) EXCETO AGRÍCOLAS E ALIMENTOS; COMÉRCIO VAREJISTA

4759-8/99
Comércio varejista de artigos de cutelaria - Comerciante de artigos de cutelaria
Comércio varejista de artigos para habitação de vidro, cristal, porcelana, borracha, plástico, metal, madeira, vime, bambu e outros similares
FACAS; COMÉRCIO VAREJISTA
PANELAS; COMÉRCIO VAREJISTA
PRATOS; COMÉRCIO VAREJISTA
PURIFICADORES DE ÁGUA NÃO ELÉTRICOS; COMÉRCIO VAREJISTA
ARTIGO DE BORRACHA PARA HABITAÇÃO; COMÉRCIO VAREJISTA
ARTIGO DE LOUCA PARA HABITAÇÃO; COMÉRCIO VAREJISTA
ARTIGO DE MADEIRA PARA HABITAÇÃO; COMÉRCIO VAREJISTA
ARTIGO DE METAL PARA HABITAÇÃO; COMÉRCIO VAREJISTA
ARTIGO DE PLÁSTICO PARA HABITAÇÃO; COMÉRCIO VAREJISTA
ARTIGO DE VIDRO PARA HABITAÇÃO; COMÉRCIO VAREJISTA
ARTIGOS DE BAMBU; COMÉRCIO VAREJISTA


4789-0/99
ARTIGOS PARA DECORAÇÃO DE FESTAS; COMÉRCIO VAREJISTA
EMBALAGENS EM GERAL - EXCETO DE PAPEL E PAPELÃO


Quero vender os descartaveis em caixas fechadas para restaurantes, bares, buffet, padarias, entre outros, o fisco entendera como venda em atacado? MEI pode vender no atacado?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.